TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Iluminismo

Dissertações: Iluminismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  751 Palavras (4 Páginas)  •  735 Visualizações

Página 1 de 4

*Iluminismo

-Iluminismo é a saída do homem da sua menoridade, no qual ele é o seu próprio responsável.

-Lema do Iluminismo: Sapere Aude, tenha coragem de usar o seu próprio entendimento.

-Principal marca do período iluminista: Foi um certo otimismo quanto ao poder e ao uso da razão.

- De que forma o iluminismo contribui para a saída do homem de sua menoridade: Contribui mostrando ao homem que ele necessita usar o seu entendimento e sua liberdade.

*Kant

-O que significa Menoridade em Kant: É a incapacidade de fazer uso do seu próprio entendimento sem a condução de outro.

-Quais as razões que, segundo Kant, mantem as pessoas na Menoridade: Preguiça e covardia.

-Por quê é cômodo ser menor para Kant: Não precisa se esforçar pra nada, os outros tomam atitude por você.

-O texto de Immanuel Kant faz que tipo de apelo: Faz um apelo para que se use a razão, a liberdade de pensamento.

- Qual foi a solução encontrada por Kant para por fim ao impasse entre racionalistas e empiristas?: Que existem certas estruturas de conhecimento em nossa razão antes se qualquer experiência. Kant une o racionalismo e o Empirismo na busca pelo conhecimento.

- Qual é a importância da liberdade no pensamento Kantiano: Liberdade de expressão, liberdade de entendimento. Importância total para ter seu próprio entendimento.

* Rousseau

-Como surgiu a ideia de "vontade geral" segundo Rousseau: Surge com a necessidade dos homens em solucionar os conflitos entre as vontades particulares para proveito dos interesses comuns.

- Qual a ideia de Rousseau sobre a soberania: A soberania esta no povo que a exerce por meio da vontade geral, sendo o governante apenas o representante da soberania popular.

- Explique o conceito de Estado de natureza para Rousseau: Os individuos nele vivem isolados pelas florestas, sobrevivendo com o que a natureza lhes dá.

- Como Rousseau, explique a passagem do Estado de natureza para a sociedade civil: Este Estado acaba com a divisào da propriedade privada e da origem os estados da sociedade.

* Thomas Hobbes

-Como é o homem no seu "Estado de natureza" segundo Thomas Hobbes: São egoístas e inseguros, não conhecem leis, seguindo apenas duas paixões e desejos em busca de seus próprios interesses, numa competição por riqueza, segurança e glória. Para Rousseau era feliz, vivendo no Estado de Natureza.

- Qual a solução, encontrada por Hobbes, para por fim à esta guerra de todos contra todos: Seria delegar a soberania de modo absoluto e autoritário ao Estado e suas instituições, como forma de induzir os homens pelo medo e pela repressão, a honrar seus pactos, mantendo a paz.

*John Locke

- Qual a novidade que John Locke agrega à teoria de Hobbes: Refere-se legitimação da propriedade privada como direito natural e não civil.

- Qual a ideia que John Locke possui sobre a propriedade privada: Deus criou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com