TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importancia Do Serviço Social

Pesquisas Acadêmicas: Importancia Do Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  967 Palavras (4 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 4

O assistente social possui na atualidade as experiências que outros profissionais das áreas absorveram ao longo de pouco mais de um século. Hoje, o assistente social modifica a sua forma de atuação profissional, levando em consideração a demanda que lhe é colocada e a necessidade de responder às exigências e às contradições da sociedade capitalista. Contudo, nem sempre foi assim. No passado, o Serviço Social era completamente influenciado pela doutrina social da Igreja Católica.

O assistente social como um trabalhador assalariado, vende sua força de trabalho especializado aos empregadores. Ação social é todo comportamento cuja origem depende da reação ou da expectativa de reação de outras partes envolvidas. Essas "outras partes" podem ser indivíduos ou grupos, próximos ou distantes, conhecidos ou desconhecidos por quem realiza a ação. O elemento que incide sobre o trabalho realizado no âmbito do aparelho do Estado é a burocracia. A metamorfose dos espaços ocupacionais do Assistente Social Estratégias para responder à questão social.

Ação em prol de pessoas que necessitam de algum tipo de ajuda tende a se sentir valorizado e útil em poder amenizar o problema de alguém alheio a ele. Poder ajudar pessoas que não tiveram, talvez, a mesma sorte ou oportunidade que ele teve, pode trazer sentimentos de gratidão e satisfação, já que está doando seu tempo e seus esforços para um bem maior, ali ele pode perceber seu problema talvez não seja tão grande quanto aparentam ou que não são impossíveis de serem resolvidos.

O Assistente Social tem como desafio de desenvolver propostas de trabalho inovadoras e criativas, inserido dos direitos sociais para o publico alvo. Tendo como a afetivação dos direitos para usuários na saúde publica, cabe também ao profissional a pratica da pesquisa, junto a população usuária para conhecer melhor seu perfil e a realidade onde se encontram, identificando as possíveis alternativas para ter medidas dentro do espaço sócio-ocupacionais identificar o contexto geral das práticas assistenciais para poder ter como pose e o perfil pedagógico de ajuda ligado as ações do serviço social.

O Serviço Social elabora programas, assessorias, coordena e executa políticas públicas. O perfil pedagógico da ajuda e visto na educação. Como de conhecimento e transformação social junto com as políticas sociais como segue o código de ética profissional, é dever do assistente social nas suas relações com usurários. Democratizar as informações e o acesso aos programas disponíveis no espaço institucional, como um dos mecanismos indispensáveis a participação dos usuários, no entanto cabe ao assistente social, sem a pretensão de uma postura messiânica, racionalizar esse fazer burocrático e pontual vislumbrando alternativas de ação coletivas para o cotidiano da instituição onde se insere.

O serviço Social vem buscando se configurar como uma profissão que opere de forma integral com o individuo social, grandes foram às dificuldades, pois o mesmo nascera no berço da caridade filantrópica e foi usado como tática das classes dominantes que por meio de mecanismo de silenciamento, conformismo, mecanismo e ajuda caritativa que unicamente visavam manter o proletariado preso nas garras da ignorância para que não reclamasse sua posição de desigualdade, além de não suprir areal necessidade social se desfazer desses ideais muito custo para mudanças e rupturas para com solução de uma profissão que beneficie verdadeiramente a sociedade interventiva na resolução das questões sociais, essa linha de intervenção aparece não apenas como reedição do citado assistencialismo caritativo desenvolvido pela igreja católica e entidades filantrópicas, também frente as transformações do mundo globalizado, o assistente social se insere para encontrar respostas solidas as especificidades da questão social sendo esta segundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com