TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inteligência Emocional

Artigos Científicos: Inteligência Emocional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  707 Visualizações

Página 1 de 3

O uso da inteligência emocional no comportamento organizacional:

Os problemas pessoais no ambiente de trabalho são cada vez mais comuns em nossos dias. Muitos deles são gerados dentro do próprio ambiente profissional, como também nos diversos relacionamentos extra-profissionais como a família e o ciclo de amizades, mas que como não são bem conduzidos acabam sendo levados ao ambiente organizacional. Os conflitos emocionais mal resolvidos culminam por tornarem-se situações delicadas que desfavorecem as relações pessoais. Neste contexto a Inteligência Emocional (IE) surge como utilização adequada e inteligente, das próprias emoções para obter sucesso em decisões, objetivos e dificuldades. Configura-se em um sucesso pessoal alcançado por qualquer pessoa em diferentes situações onde a emoção é usada para o favorecimento deste sucesso diretamente. A partir do bom uso e controle inteligente das emoções comuns como, ansiedade, medo, excitação consegui-se transformar os comportamentos, pensamentos e ações conseqüentes em bons resultados, produtividade e controle dos desejos (GOLEMAN,1995).

GOLEMAN (1995, p.46-47) afirma que: [...] a inteligência emocional: por exemplo a capacidade de criar motivações para si próprio e de persistir num objetivo apesar dos percalços, de controlar impulsos e saber guardar pela satisfação de seus desejos: de se manter em bom estado de espírito e de impedir que a ansiedade interfira na capacidade de raciocinar; de ser empático e auto confiante.

A afirmação de Goleman demonstra que a Inteligência Emocional está relacionada a habilidades tais como motivar a si mesmo e persistir mediante frustrações; controlar impulsos canalizando emoções para situações apropriadas; praticar gratificação prorrogada; motivar pessoas, ajudando-as a liberarem seus melhores talentos, e conseguir seu engajamento a objetivos de interesses comuns.

Espera-se que com o uso da IE estabeleça-se o bom funcionamento no trabalho e nos relacionamentos profissionais com objetivo de aprimorar as relações existentes entre os colegas de mesma profissão favorecendo um nível de entendimento, satisfação e rendimento em todas as funções do local de trabalho. Entretanto o uso da IE facilita o auto-conhecimento das pessoas e isso serve desde um relacionamento saudável com o chefe, o entusiasmo com o trabalho e com o cliente e a segurança pessoal. Logo ela traz benefícios para o próprio trabalhador e para outras pessoas que convivem com ele.

Conclusão:

A Inteligência Emocional aliada a Qualidade de Vida no Trabalho vem se tornando um dos desafios do ambiente atual das organizações. As Organizações precisam estar atentas para a qualidade de vida das pessoas que dela fazem parte, pois sua saúde mental e física influencia diretamente no seu desempenho e nos resultados da empresa. Diante disto, este trabalho teve como objetivo apresentar a questão da Inteligência Emocional no trabalho identificando como os fatores tais quais, motivação e qualidade de vida interferem no equilíbrio emocional das pessoas para manterem relações intra e inter-pessoais. Assim, entende-se que a Inteligência Emocional envolve habilidades para manipular as emoções o que as torna coadjuvantes no processo de crescimento interno. Daniel Golleman afirma que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com