TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Issac Newton

Artigo: Issac Newton. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  Artigo  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 4

ISAAC NEWTON

CIENTISTA E MATEMÁTICO INGLÊS (1642-1727)

Antes da adolescência, ISAAC NEWTON não conseguia destaque nos estudos, porém adorava ficar inventando e construindo pequenos objetos, desde pipas até relógios solares e de água.

Na Universidade de Cambridge existia um funcionário que era tio de Newton que percebendo suas tendências conseguiu levá-lo para estudar nessa Universidade. Newton não foi considerado excepcionalmente brilhante, durante os anos em que lá permaneceu, mas mesmo assim desenvolveu um recurso matemático que ainda leva seu nome: O binômio de Newton.

Uma epidemia de peste assolava Londres, na época em que Newton se formou, o que fez retirar-se para a fazenda da mãe. Foi ali que observou aquilo que o tornaria famoso: via uma maçã cair de uma árvore. Esse fenômeno corriqueiro o levou a pensar que haveria uma força puxando a fruta para a Terra e que essa mesma força poderia também estar puxando a Lua, impedido-a de escapar de sua órbita espaço afora.

Essa teria sido a primeira vez em que se cogitava que uma mesma lei física (a atração dos corpos) pudesse se aplicar tanto a objeto terrestres quanto a corpos celestes. Até então, seguindo o raciocínio de Aristóteles, achava-se que esses dois mundos - Terra e céu - tivessem naturezas completamente diferentes, sendo cada qual regido por um conjunto específico de leis.

As experiências de Newton com a luz também possibilitaram descobertas surpreendentes. A mais famosa delas foi a de que a luz, ao sofrer refração num prisma de vidro, revelava ser composta de luzes diferentes de cores, e que essas cores podiam ser reagrupadas com o auxílio de outro prisma, reconstituindo a luz branca original. O fenômeno da refração luminosa, de fato, limitava a eficiência telescópio da época -, pois as lentes também causam alguma decomposição luminosa (isto levou Newton a criar o primeiro telescópio refletor, o que eliminava esse problema). E um telescópio refletor, a luz é concentrada por reflexão num espelho parabólico, e não por refração numa lente.

Já conhecido pelas suas experiências ópticas, Newton retornou Cambridge , Onde se tornaria professor catedrático de Matemática ( um posto de alto nível ) , com apenas 27 anos. Mais tarde, foi eleito membro da Royal Sociaty. Nesta sociedade de estudos científicos, passou a enfrentar a freqüente inimizade de Robert Hooke . Esse relacionamento belicoso era agravado pela extrema suscetibilidade de Newton às críticas. A maior contenda entre os dois (dentre as muitas ocorridas ao longo dos anos ) dizia respeito à natureza da luz : Newton acreditava ser ela composto por partículas ; Já para hooke, a luz era feita de ondas tal como o som. Essa disputa prosseguiria até muito depois da morte de ambos - na verdade, ela chegaria até o início do Século xx.

Em 1687, Newton publicou sua mais importante obra, Philosophiae naturalis principia mathematica [ Princípios matemático da filosofia natural - ' filosofia natural ' era a designação da ciência na época ]. Nessa obra, ele inclui todos os seus conhecimentos científicos. Ali custam, suas famosas três leis do movimento, que lhe permitiram formular matematicamente o valor da força de atração entre dois corpos quaisquer, em qualquer parte do planeta.

Se Copérnico costuma ser visto como o iniciador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com