TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Kant, Ministrada por M. Sandel na Universidade de Harvard

Por:   •  7/7/2021  •  Exam  •  292 Palavras (2 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho 3 Filosofia do Direito

Proposta: Faça um comentário (de no máximo uma página) sobre o ponto que mais te chamar atenção da seguinte aula sobre Kant, ministrada por M. Sandel na Universidade de Harvard

Aos 26 minutos de vídeo, Sandel afirma que: ‘‘O motivo para respeitarmos a dignidade da pessoas, seria a razão humana (...) a capacidade racional existe difundida em todos nós’’.

Neste ponto, podemos observar claramente um ponto em comum da filosofia de Kant com Platão e, por consequência, Tomás de Aquino. Isso se deve ao fato de que Platão considerava como qualidade básica do ser humano seu poder-racional, inseparável da alma, dele, através da reflexão, poderia se extrair a verdade e a dignidade humana. Tomás de Aquino, afirmava, categoricamente, que as virtudes morais e intelectuais deveriam ser observadas pelo escopo da razão humana, está seria a sua genesis.

Asseverado o ponto em comum, faz-se mister cindir a filosofia dos três, enquanto Kant afirmava que a humanidade deveria ser considerada como fim, não como meio(nas palavras do próprio Sandel), a dignidade seria uma mero juízo de valor, sujeito a mudança de acordo com as condições de tempo, espaço e causa. Platão tratava diginidade como uma como uma peça inerente a alma, sendo ela extraída diretamente pela reflexão, natural e indivisível. Tomás de Aquino considerava a dignidade humana como o conceito resultado da partícula divina que estaria presente em todos nós, providenciada por Deus.

Kant, defende que a capacidade racional é instriseca ao ser humano, mas está condicionado a condições formais para a concretização racionais, sendo elas o tempo, espaço e causalidade. Nós só poderíamos conhecer as coisas pela maneira(condições/formas) com que nos são apresentadas.

Lucas Manoel de Rosa Alves R.A 17800004

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (37.2 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com