TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Librasfundamentos Filisofico

Monografias: Librasfundamentos Filisofico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2014  •  2.690 Palavras (11 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS QUE PERMEIAM A EDUCAÇÃO BRASILEIRA.

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Fundamentos Filosóficos da Educação”, -2º semestre-, sob orientação do professor-tutor à distância Neide Aparecida da Cruz.

Ribeirão Preto

OUTUBRO/2013

Etapa 1: Os aspectos que abrangem a filosofia como ciência.

A filosofia tem grande importância para a sociedade pois tem como finalidade buscar o questionamento e o desenvolvimento humano, tornando o ser humano capaz de aprender a pensar e tornar-se ser pensante e questionador, estimulando e perguntando a cada um o que pensa sobre os problemas do livre-arbítrio, ética e ajudando a pessoa através de instrumentos filosóficos a emitir opinião além do senso comum sobre determinado assunto, portanto não apresenta resultados consensuais e por isso causa pouca aceitação nas pessoas.

Há quem pense que a filosofia não tem importância alguma em nossas vidas, mas vivemos em uma época cheia de problemas e conflitos na sociedade e eis aí o grande papel da filosofia: fazer com que despertamos e reflitamos sobre tais problemas; e através de tal reflexão chegar à conclusão do porquê de estar acontecendo tais coisas em nossa volta.

Através da reflexão filosófica podemos chegar à compreensão da realidade e transformá-la, adequando-a a nossa real necessidade, tornando-nos pessoas e cidadãos melhores, construindo assim uma sociedade melhor.

A filosofia, enquanto disciplina, propõe um vasto conhecimento para os alunos por haver nela cooperação de todas as matérias que relatam sobre a área humana e área lógica, sendo aplicada e recebendo aplicações das envolvidas também. Ela é uma disciplina bastante complexa, pois para entendê-la não basta apenas ler sobre a mesma, mas é preciso um envolvimento com tudo que a cerca desde os primórdios até os dias atuais.

Ainda há grande dificuldade na implementação da filosofia pois alguns professores ainda insistem em ensinar a disciplina mecanicamente, fazendo com os alunos façam uso da decoreba para estudar filosofia e há também um certo engano por parte dos alunos, pois estes acham que entrando na faculdade para estudar filosofia já se tornarão grandes filósofos e não é bem assim, para filosofar é necessário entender as ideias dos filósofos do passado.

Apesar de muitos pensarem que a filosofia não serve de nada, seja na vida cotidiana ou como disciplina nas escolas e universidades a filosofia tem papel imprescindível em nossas vidas, pois através dos questionamentos que ela nos coloca, podemos chegar mais perto de soluções para os problemas que surgem em nossos dias.

Etapa 2: O contexto da educação no século XXI, considerando, as desigualdade de uma sociedade.

Segundo Moacir Gadotti, Pedagogo, Filosofo e Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra, o conhecimento tem presença garantida em qualquer projeção que se faça do futuro.

Deixamos aqui expressas, nossa percepção referente ao assunto indicado.

Estamos vendo que a Filosofia na Educação tem um papel muito importante, mostra nos as diferenças sociais em relação á educação.

Hoje o ser humano tem mais acesso as informações, e ainda assim a sociedade sofre com as diferenças sociais, hoje ela se interessa mais por seus direitos, luta por eles quando vem a se informar melhor.

Com esse acesso a sociedade ainda está se conscientizando de que ela própria pode mudar o mundo mudar a história da humanidade, mais isso ainda é muito imaturo.

Levara tempo para que essa mesma sociedade descubra sua força perante a democracia.

A educação hoje é o foco, a mudança comportamental e intelectual do ser humano é possível desde que aja uma reeducação para essa mesma sociedade.

Boas escolas hoje são mais acessíveis para a sociedade traz grande benefícios para a vida acadêmica, embora isso ainda precise melhorar muito em relação a essa acessibilidade.

O fator econômico hoje faz muita diferença no requisito educação, um dos mais importantes para o ser humano.

A maior dificuldade é acesso a bons estudos e informação, o que traz prejuízo e falta de sabedoria na formação acadêmica, profissional, intelectual e até mesmo cultural dessa sociedade.

Segundo Jacqueline de Blasi, hoje projetos acadêmicos são elaborados de forma rigorosa, os professores sim tem mais acesso a pesquisas tem acessibilidades a materiais de grande proporção e qualidade.

O que não acontece com a sociedade (alunos), que tem pela frente a democracia e a diferença social.

Na percepção de Moacir Gadotti a terra é nosso primeiro grande educador, ele acredita que a educação é a historia que ainda não foi completada e que mudara o universo através da reeducação.

Essa reeducação trará benefícios para a vida da sociedade na área acadêmica e também social de cada ser humano. Mais para que isso aconteça deve haver uma mudança de comportamento do mesmo.

Considerações Finais.

A formação acadêmica é o passo mais importante para a reeducação da sociedade, visto que a mesma precisa de nova estrutura e menos democracia para alcançar esse objetivo.

Etapa 3: O conceito de indústria cultural e reflita sobre suas consequências na educação.

Segundo Otaíza de O. Romanelli (1986, p.23), a educação no Brasil é profundamente marcada por desníveis e, pó isso, a ação se processa de acordo com a compreensão que se tem da realidade social em que se está submerso. Nesse processo, dois aspectos se distinguem: o gesto criador- que resulta do fato de o homem “estar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com