TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Filisoficos Da Educação

Pesquisas Acadêmicas: Fundamentos Filisoficos Da Educação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2013  •  1.580 Palavras (7 Páginas)  •  1.154 Visualizações

Página 1 de 7

ATIVIDADE AVALIATIVA QUESTIONÁRIO

Curso Pedagogia Período Letivo 2011/1

Semestre 2º Sem Disciplina Fundamentos Filosóficos da Educação

Nome Tutor Presencial

Nome Professor EAD Mariciane

Nome Aluno(a) CRISTIANE

RA

ORIENTAÇÕES

 Leia as questões abaixo e responda individualmente.

 Para finalizar, salve o arquivo em formato Word 97-2003 (.doc), contendo:

1) Seu nome e seu RA

2) Nome do tutor presencial

3) Nome da disciplina

4) Nome do professor EAD

5) Conteúdo das respostas das questões

6) Atividade avaliativa – Questionário concluído, postar este arquivo no Moodle

7) Prazo de Entrega/postagem no Moodle – 03 de outubro de 2011 à 07 de outubro de 2011

Lembrem-se !

 Esta questão deve ser respondida individualmente e você deverá postá-la no ambiente virtual de aprendizagem conforme as datas previstas no cronograma de aula, ou seja, 03 de outubro de 2011 à 07 de outubro de 2011, impreterivelmente.

 A atividade postada no prazo regular valerá de 0,0 (zero) a 1,5 (um ponto e meio).

 Em caso de atraso na postagem dessas atividades avaliativas, o valor máximo a ser atribuído para a tarefa é de 1,0 (hum) ponto, ou seja, a atividade valerá de 0,0 (zero) à 1,0 (hum) ponto, e a data final para entrega delas será informado no ambiente virtual.

Atividade Avaliativa Questionário – Disciplina Fundamentos Filosóficos da Educação

Questões Dissertativas

1) Observe a seguinte afirmação: “A Filosofia faz com que o educador não seja mero reprodutor de ideias e de técnicas pedagógicas, mas possibilite a construção de uma educação emancipatória e libertadora”. Aponte as diferenças entre o professor meramente técnico e o professor comprometido com a educação crítica, emancipatória e libertadora. (0,2)

O professor meramente técnico tem como objetivo, apenas transmitir apenas o que é proposto em um currículo escolar que foi apresentado previamente, não se preocupando em fazer o aluno a pensar e refletir sobre o tema apresentado. Já um professor comprometido com a educação crítica e emancipatória , libertadora têm como objetivo principal ,fazer com que seus alunos interagem ,reflitam e discutam o tema sugerido para que assim cada aluno amplie seus conhecimentos crítico.

2) A Filosofia apresenta diferentes áreas de estudo, dentre elas, a Filosofia da Linguagem e a Antropologia. Explique cada uma dessas áreas, demonstrando sua relação com o ato pedagógico. (0,2)

Lógica:(Teoria ou primitivamente palavra),Estuda a validade dos argumentos e dita as regras do pensamento correto. Na área pedagógica atua demonstrando onde começa e onde termina certa teoria ou argumento e como se pensar de forma correta, como base a determinados argumentos.

Metafísica;(Antologia), Estuda o ser humano independente de suas particularidade, Todos como todo “sem diferenciações particulares, estuda também os seres imateriais( a alma, Deus).No campo pedagógico a metafísica ajuda a compreender os pontos que todos os seres humanos possuem em comum.(gnosiologia e epistomologia),quando se estuda questões sobre o conhecimento científico estuda as relações

Teoria conhecimento entre sujeito e objeto no ato do conhecer ,as noções de verdade e falsidade, se existe idéias anteriores a experiência.Relacionada á Pedagogia a teoria do conhecimento ajuda a entender a capacidade de entender.

Epistemologia(Teoria do conhecimento científico)estuda o conhecimento científico de forma crítica ,e o valor de suas hipóteses e conclusões. Colabora no campo pedagógico estimulando o senso crítico quanto ao conhecimento científico.

Antropologia: estuda o ser o que o ser humano é ou aquilo que pensa que ela deve ser. No campo pedagógico a Antologia auxilia no conhecimento próprio da natureza humana....

Axiologia; (filosofia de valores) reflete sobre a natureza e as características dos valores (éticos, estéticos, políticos, etc. No campo pedagógico está intimamente ligada e colabora com o conhecimento e transmissão de valores indispensáveis para a vida em sociedade.

Estética(compreensão pelos sentidos),Filosofia da arte, reflete sobre a arte e os sentimentos que ela desperta nos seres humanos.

Filosofia da linguagem; Estuda a linguagem como elemento estruturador ,que explica a relação do ser humano com a realidade interpretação dos signos da linguagem.

Filosofia da Educação ;reflete sobre a educação pedagógica ,estuda o ser humano que se quer obter através da educação. Já atua como uns dos temas principais da Pedagogia.

3) Explique, detalhadamente, os três principais verbos atribuídos à educação: informar, discutir e criar. (0,2)

Resposta:

4) Apresente o processo de desenvolvimento da educação formal, desde o século XVIII ao século XX, enfatizando a tarefa do educador na escola atual. (0,2

4) Apresente o processo de desenvolvimento da educação formal, desde o século XVIII ao século XX, enfatizando a tarefa do educador na escola atual. (0,2)

Resposta: Século XVIII, também chamado como “Século das luzes” ou Iluminismo,defendia a escola leiga Universal gratuíta, foi um período muito rico em reflexões pedagógicas e em política educacional, caracterizado pelas lutas para tornar a escola leiga em função do Estado,em oposição á escola tradicional ,medieval,com os seus fundamentos religiosos. Esse período é marcado pela Revolução Industrial,estimulados por esta Revolução tecnológica,passaram a sentir grande necessidade de mão de obra qualificada,onde o mínimo de formação para facilitar o processo seria o de pelo menos ,saber ler ,escrever e contar.,cujo o interesse não seria só de ensinar as primeira letras,mas também de certo modo de organizar as massas, submetê-las á disciplina e á obediência,enfim ,a escola neste período ,não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com