TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Livro Makiavelli «Mandrak»

Relatório de pesquisa: Livro Makiavelli «Mandrak». Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  Relatório de pesquisa  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 3

1. Resumo

O livro de Maquiavel, “A Mandrágora” se passa em Florença em meados do século XV.

Callimaco é um jovem que se apaixona por Lucrezia, esposa do nobre Messer Nicia. Para conquistá-la conta com a ajuda de Siro, seu servo e Ligurio, um homem pertencente à classe social baixa e acima de tudo esperto, junto com Frei Timóteo conseguem armar um plano aproximando-se de Nicia, já que este por sua vez procura médicos para descobrir o problema que faz sua mulher não engravidar. É nessa hora que Callimaco finge ser médico convencendo Messer de que há uma cura para essa aflita situação, falando que sua esposa tinha que beber uma poção com base de Mandrágora, uma planta afrodisíaca que quando utilizada em rituais, é capaz de acabar com a esterilidade de uma pessoa. Entretanto, após tomar essa poção a pessoa passa a transmitir uma infecção para seu parceiro em uma relação sexual e a mesma pode morrer depois de oito dias.

Para não ser seu marido o próprio infectado, Ligurio pensa em um plano que favoreça Callimaco e que ajude Messer Nicia a ter seu filho. Como Lucrezia é uma mulher muito religiosa ela decide falar com Frei Timoteo para saber se era pecado ela se deitar com outro homem, mesmo a pedido de seu marido. Ligurio sabe que Lucrezia iria consultar o Frei então Sostrata a falar com sua filha. Sabendo que adultério é pecado, Ligurio paga uma quantia em dinheiro para o Frei convencer a mulher. Ele a convence e ela aceita o acordo de se deitar com outro homem para dar um filho a seu marido. Callimaco tem a esperada relação com sua amada, declarando seu amor a ela.

No dia seguinte todos vão à igreja ao encontro do Frei Timoteo para pedir a benção e a purificação de Lucrezia.

2.

Messer Nicia é um homem da classe alta que apenas se preocupa com a imagem que ele passa para o resto da sociedade. Quando ele não consegue ter filhos, sua imagem passa a ser a de um homem estéril e impotente. Messer se vê obrigado a culpar sua mulher de infertilidade e a dizer que não crê “que haja homem mais vigoroso e rijo” do que ele. Essa imagem passa a ser, praticamente, a única preocupação de sua vida.

Essa postura – apenas se preocupar com a imagem que está passando – pode ser encontrada no nosso cotidiano facilmente. As nossas celebridades são a prova viva disso. Tudo o que elas falam, tudo o que elas vestem, formam sua imagem, o que termina em uma grande competição para “lançar moda”. Entre atores e cantores, estes são os que têm mais influencia nas pessoas, principalmente nos jovens.

Esses tão ditos famosos dedicam sua vida para poder passar a imagem de perfeição. Para seguir o padrão de beleza mundial, uma pessoa tem que ser loira de olho claro, com um corpo “sarado”, rica e solteira. Essa pessoa não existe, mas muito acreditam que ela está lá vivendo uma vida cheia de felicidade e prazeres que o dinheiro pode comprar. O dinheiro não pode comprar a felicidade de ninguém, mas para poder ser feliz você precisa de dinheiro. Não necessariamente para viajar ou até sair com os amigos para se divertir, mas para se sustentar, poder viver com qualidade e saúde e a partir daí, desenvolver a sua felicidade.

A imagem transmitida dos famosos é que eles vivem na plena felicidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com