TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Livro Quem me Roubou de Mim

Por:   •  26/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  24.574 Palavras (99 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 99

                                                        TÓPICOS DE FORMAÇÃO HUMANÍSTICA

ATIVIDADE – LIVRO “Quem me roubou de mim?”


 1.  Quais as ideias principais do autor que você percebeu? Indique e comente.

As ideias principais do autor são: o desafio de sermos nós mesmos, através do desejo de abrir novos caminhos, abrir portas, romper prisões, acender luzes, propor liberdade, considerando o humano em todos os estágios que a vida lhe proporciona para amadurecer, pois estamos em constante processo de aprendizagem e crescimento.

O autor é brilhante ao abordar com inteligência o sequestro da subjetividade, mostrando vários momentos que este tipo de sequestro pode acontecer, apresentando ainda que sempre que um indivíduo é anulado, retirado do seu mundo privado, deixando de ser ele mesmo, deixando de ser líder e construtor do seu destino, da sua vida, ele foi vítima deste destruidor ato.

O sequestro da subjetividade é o grande vilão dos dias atuais, pois é o causador de muitos males e dores que afetam a vida das pessoas nos dias de hoje, deixando-as  reféns de um cruel e desumano sequestrador.

Ocorrido o sequestro da subjetividade, inicia-se conforme o autor um processo maléfico que é a condição de vítima do sequestrado. Tal condição o deixa em um estado de inércia preocupante, o paralisa e o priva de tomar suas próprias decisões, colocando-o como um ser desprovido da capacidade de superação, pois passam a desconhecer o seu valor e o seu potencial como pessoa humana.

O sequestro da subjetividade retira do homem a capacidade dele ser visto como um empreendedor da sua própria história e o único responsável pelas suas conquistas e derrotas em todos os campos da sua vida, uma vez que, cada ser humano é pensado como detentor de uma história magnífica, uma mente fantástica e um potencial intelectual grandioso.

O autor é prudente ao nos advertir de que toda relação humana necessita de cuidados, pois sempre transita por caminhos entre amor e posse. Em seguida coloca em discussão o encanto de ser pessoa, nos provocando uma inquietação, um questionamento sobre o despreparo do homem para lidar com determinadas situações.  Aborda a liberdade como algo valioso para o desenvolvimento do homem como ser social e coloca como maior ensinamento, sermos livres, uma vez que precisamos de liberdade para atuarmos com autonomia e autenticidade.

2.  Quais ideias do autor você consegue relacionar com os conceitos presentes no texto “Por uma ética da liberdade e da libertação” de Susin?

Liberdade, esta é uma das ideias do livro “quem me roubou de mim” que se relaciona com os conceitos presentes no texto “por uma ética da liberdade e da libertação” de Susin. Ambos os autores defendem a importância de tê-la na vida prática para buscarmos a realização enquanto pessoa humana.

         O direito de ser livre é um fator importante para o desenvolvimento do indivíduo como ser humano. A partir do momento que somos livres para fazermos nossas escolhas, livres para termos opinião, livres para ir e vir, estamos nos permitindo sermos nós mesmos.

        A liberdade é um alicerce para surgir a autonomia, a autenticidade, as ideias e opiniões próprias de cada individuo, pois sem ela não é possível organizar, informar e mobilizar pessoas em defesa dos seus pensamentos. A liberdade é precondição para nos desenvolvermos sem medo e sem fuga.

A privação humana pode ocorrer de muitos modos, por isso deve haver um equilíbrio consciente entre liberdade e responsabilidade, um reconhecimento da importância desta no exercício da autonomia.  

        Uma outra ideia do livro que pode ser relacionada com o texto é a vida sob o foco do desejo, onde os autores levantam questionamentos interessantes sobre esta palavra tão sugestiva: desejo. As reflexões são muitas, mas considerando a realidade humana, desejo aparece como algo positivo que nos impulsiona, nos direciona, nos motiva a trilhar novos caminhos em busca da nossa descoberta e realização enquanto criatura humana.

3. Indique 2 aspectos do livro que possam ter contribuído para alguma aprendizagem, para sua realidade ou visão de mundo. Justifique sua resposta. É importante ressaltar que, nesta questão, não devem ser citados os casos reais contados pelo autor, mas conceitos e/ou frases por trás das ideias ou, ainda, as próprias ideias.

Através da leitura aprendi que “a qualidade da nossa vida depende da qualidade de nossas relações” (pg. 83), pois esta frase levou-me a refletir sobre a seguinte questão:  relação que construo nos diversos setores da minha vida está contribuindo para meu crescimento como pessoa?

Acredito que a interação entre as pessoas no ambiente familiar, acadêmico, profissional e amoroso promove a troca de experiências e a oportunidade de compartilhar o que cada um tem de melhor ou pior. A partir dessa vivência escolhemos as pessoas que compartilham conosco alguma afinidade. Hoje vivencio um momento acadêmico que me leva a conviver com diversas pessoas, onde há momentos que preciso escolher minha equipe para produzir e desenvolver alguma atividade. Se busco pessoas comprometidas, focadas, empenhadas em fazer algo com qualidade a chance de construir relações sólidas, de parceria aumenta, pois compartilhamos dos mesmos objetivos, isso será salutar para nosso crescimento dentro da universidade.

        Outra aprendizagem que considero importante é que devemos ter habilidade de respeitar a singularidade das pessoas, permitindo seu desabrochar. Devemos ter consciência de que cada ser é único e que esta unicidade deve ser preservada em qualquer relacionamento, pois só assim atuaremos com autenticidade e personalidade. Em qualquer relação devemos saber que somos diferentes, que temos necessidades diferentes uns dos outros, surgindo assim a necessidade do respeito para que a relação seja saudável, produtiva e agregadora de valores positivos.

Referências

MELO, Fábio de. Quem me roubou de mim?: O sequestro da subjetividade e o desafio de ser pessoa. São Paulo: Editora Canção Nova, 66ª edição, 2009.

SUSIN, Luiz Carlos. Por uma ética da liberdade e da libertação: panorama das questões éticas. In: BEOZZO, José Oscar. (Org.). São Paulo, 1997, v. 10, p. 13-71.

 PAGE   102

S. Sandri, J. Stolfi, L.Velho

Proceedings of the XII SIBGRAPI (October 1999)

Proceedings of the XII SIBGRAPI (October 1999) 101-104

 PAGE   102

S. Sandri, J. Stolfi, L.Velho

Proceedings of the XII SIBGRAPI (October 1999)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.4 Kb)   pdf (220.9 Kb)   docx (681.3 Kb)  
Continuar por mais 98 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com