TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODO DEDUTIVO

Casos: METODO DEDUTIVO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 2

O QUE É ÉTICA?

Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade.

Dessa forma ela analisa e critica os fundamentos e princípios que orientam ou justificam determinados sistemas e conjunto de valores morais. É, em outras palavras, a ciência da conduta, a teoria do comportamento moral dos homens em sociedade.

2.1 Ser Ético

Ser ético nada mais é do que agir direito, proceder bem, sem prejudicar os outros. É estar tranquilo com a consciência pessoal. É também agir de acordo com os valores morais de uma determinada sociedade.

2.2 Ética Empresarial

A ética empresarial fortalece uma empresa, melhorando a sua reputação e tendo também um impacto positivo nos seus resultados. A ética empresarial e uma pratica essencial de uma empresa, assim como a responsabilidade social e responsabilidade sócio -ambiental. Um dos grandes benefícios da ética empresarial é que ela e reconhecida e valorizada pelo cliente, sendo estabelecida uma relação de confiança. Essa relação, baseada na satisfaça do cliente, vai originar lucro para a empresa, ajudando a que ela cumpra seus objetivos. No entanto, a confiança com o cliente é uma coisa que demora algum tempo a conseguir, e pode ser perdida com algum erro cometido a nível empresarial.

Qualquer decisão ética tem por trás um conjunto de valores fundamentais. Entre eles: ser honesto em qualquer situação, ter coragem para assumir decisões, ser tolerante e flexível, ser íntegro, educado, fiel, humilde e prudente.

O padrão de conduta de cada um dos colaboradores e a somatória das atitudes de todos é que determinara ser uma empresa é ética ou não.Cada um de nós é responsável por construir a reputação da empresa para que ela seja interna ou publicamente reconhecida como uma empresa ética.

Empresas não são apenas entidades jurídicas, elas são formadas por pessoas e só existem por causa delas. Por trás de qualquer decisão, de qualquer erro ou imprudência, estão seres de carne e osso. E são eles que vão viver as glórias ou os fracassos da organização. Quanto mais uma organização se destaca no mercado, mais se deve preocupar com as relações éticas. Errar é humano, mas falhas éticas destroem carreiras e organizações.

Socialmente aprendemos que é preciso fazer o correto, mas na informalidade impera a ideia de que não há nada de errado em levar vantagem. Há corruptos em outros lugares do mundo, mas no Brasil pequenos delitos são apoiados e até elogiados por amigos e pela família.

Agir eticamente sempre foi e será uma decisão pessoal. Nunca se esqueça, porém, de que esse costuma ser um caminho sem volta. Para o bem ou para o mal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com