TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apresente a diferença e semelhança entre o método dedutivo e indutivo

Resenha: Apresente a diferença e semelhança entre o método dedutivo e indutivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2013  •  Resenha  •  228 Palavras (1 Páginas)  •  788 Visualizações

Você estudou que para a investigação científica é necessária a utilização de métodos. É preciso definir qual método será utilizado no estudo. Portanto, realize as atividades abaixo referentes aos principais métodos contemplados no material didático.

a) Apresente a diferença e semelhança entre o método dedutivo e indutivo. (0,5 ponto).

Método indutivo:

É aquele que parte de questões particulares até chegar a conclusões generalizadas. Este método está cada vez mais sendo abandonado, por não permitir ao autor uma maior possibilidade de criar novas leis, novas teorias.

Próprio das ciências naturais também aparece na Matemática através da Estatística.

Exemplo: Retirando uma amostra de um saco de arroz, observa-se que aproximadamente 80% dos grãos são do tipo extrafino. Conclui-se então que o saco de arroz é do tipo extrafino.

Método Dedutivo:

Também chamado por Aristóteles de silogismo, o raciocínio dedutivo parte da dedução formal tal que, postas duas premissas, delas, por inferência, se tira uma terceira, chamada conclusão. Entretanto, deve-se frisar que a dedução não oferece conhecimento novo, uma vez que a conclusão sempre se apresenta como um caso particular da lei geral. A dedução organiza e especifica o conhecimento que já se tem, mas não é geradora de conhecimentos novos. Ela tem como ponto de partida o plano do inteligível, ou seja, da verdade geral, já estabelecida.

Exemplo: Todo número par é divisível por dois; 280 é um número par; 280 é divisível por dois.

Fonte(s): Wikipédia.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com