TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MOEMA TOSCANO

Artigo: MOEMA TOSCANO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/2/2015  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  1.180 Visualizações

Página 1 de 2

COMENTANDO A OBRA:

- Segundo a teoria de Toscano, a educação é o meio pelo qual se dá continuidade a humanidade, para tanto esta constitui-se no tempo como base de desenvolvimento do ser humano, proporcionando a este repassar seus valores e experiências obtidas no cotidiano social, como forma de educar gerações futuras. Já para Moema Toscano a educação é de fundamental importância para o homem tornar-se ser social. Diz ela “a importância do papel da educação no processo de socialização do ser humano, dado que o homem não é naturalmente‟ social, mas esta sociabilidade é projetada, imaculada nele pelo meio cultural” (TOSCANO,1985:33

- O que fazer quando as influências são negativas e mais numerosas que as positivas? A autora Moema Toscano em seu livro Introdução à sociologia educacional nos dá uma breve resposta ao escrever que:

"O caráter do homem não é um mero dado bibliográfico, mas uma conquista histórica que se repete a cada dia, com cada ser humano que, saltando para a vida, precisa antes de mais nada aprender a viver" (Toscano,1984, p.32).

- "Aprender a viver." Esta é a chave! A vida é uma constante aprendizagem. Ao aprender a viver, espera-se que as influências obtidas pelos indivíduos na comunidade, na família, na escola e nos diversos ambientes sejam refletidas para assim discernir se irá ajudar nas diferentes áreas da vida, ou se irão afastá-lo da sua realização pessoal a fim de que o indivíduo faça a sua escolha.

- A educação é símbolo de uma sociedade concreta, motivada por valores, costumes, tradições, crenças, entre outros valores, em determinados e dados espaços criados e desenvolvidos na sociedade, sistematizados através da transmissão da herança cultural:

Do ponto de vista sociológico, a educação pode ser definida como “a ação exercida pelas gerações adultas sobre aquelas ainda não amadurecidas para a vida social” ou, em outras palavras, “educação é a socialização da criança” (Durkheim). [...] garante as condições de coesão, de renovação e da própria sobrevivência da sociedade. (TOSCANO, 2001, p. 17-18).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com