TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marxismo

Seminário: Marxismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  Seminário  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 3

MARXISMO

1 - Karl Marx nasceu na cidade alemã Trier, no seio de uma família judaica, rica e culta. Nos temposda universidade Marx revelou entusiasmo pelo estudo do direito, da filosofia e da história. Formado em filosofia no círculo do idealismo alemão,possuía vasta cultura e se destaccou pela profundidade de suas reflexões.

Em 1844 conheceu Friedrich Engels em paris, e ambos se tornaram amigos. Em 1848, lançaram o célebre manifesto comunista.(curiosidade)

O conjunto de suas ideias foi depois interpretado e desenvolvido por outros pensadores, ficando conhecido como marxismo.

2 – FOTO estátua de Marx e Engels em Berlim Alemanhã

Seguindo o lema de que a filosofia deve ser também prática, Marx e Engels participaram de diversas atividades políticas e escreveram várias obras. A princípio, Marx tentou seguir a carreira universitária como professor, mas não conseguiu devido a questões políticas, que redundaram em perseguições contra os pensadores da chamada

3 - esquerda hegeliana (não falo o slide só deixo) O idealismo de Hegel teve duas derivações chamada direita hegeliana, representada pelos filósofos que deram seguimento ao pensamento de hegel e a esquerda hegeliana da qual os representantes mais destacados foram Ludwig Feuerbach

4 – O materialismo abstrato de feuerbach apresentaria o ser humano como tendo uma destinação por meio da qual ele não se transformaria e também não transformaria o mundo real. Isso ocorre porque feuerbach ainda estaria vinculado ao idealismo, acreditando, portanto, que o homem é meramente um objeto sensível, que não percebe na realidade a sua capacidade de transformação material, ficando restrito à contemplação e ao sentimento.

5 – Em concordância com essa visão de feuerbach, marx irá aplicar o materialismo à filosofia política, fazendo uma interpretação socialeconômica da história. Essa visão da história foi chamada posteriormente por seu amigo e companheiro de estudos Friedrich Engels, de materialismo histórico. (Que falaremos um tópico a frente)

6 e 7 LER TUDO e Com a defesa de tal posição Marx contraria todos os filósofos de seu tempo ao afirmar que o fundamental não é interpretar o mundo concreto, mas o inverso. Essas concepções influenciaram diretamente o pensamento e a produção intelectual do século XX PEDIR EXEMPLO PARA SILVIO .

8 – LEIO

9 – Para Marx não existe o indivíduo formado fora das relações sociais. Ele enfatiza esse ponto ao afirmar: “A essência humana (...) é o conjunto das relações sociais.

10 - Segundo o materialismo histórico, toda e qualquer sociedade é determinada por suas condições socioeconômicas, mais expecificamente pela forma como ela organiza a produção. Marx afirma ainda que os interesses que movem a sociedade são materiais, traduzidos, em última instância, pelas necessidades de sobrevivência.

Partindo dessas concepções, o materialismo histórico interpreta a história basicamente como uma luta de classes.

11 – Esse é o ponto fundamental da filosofia de Marx. Ao falar da produção material da vida, ele não se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com