TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÉTODOS ELETROANALÍTICOS .

Por:   •  25/9/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.309 Palavras (6 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA

CURSO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS

QUÍMICA ANALÍTICA

DOCENTE FRANCISCO JOSÉ DE PAULA FILHO

JULIE ANNE PEREIRA CAVALCANTE

RONIER ALCANTARA OLIVEIRA

RELATÓRIO I: MÉTODOS ELETROANALÍTICOS

 

JUAZEIRO DO NORTE

2017

1.RESUMO

2.INTRODUÇÃO

        Quando certas substâncias, geralmente eletrólitos em solução ou em estado fundido, são submetidas a uma diferença de potencial elétrico, elas podem sofrer transformações químicas, correspondentes a reações de oxidação-redução (transferência de elétrons). Esse tipo de transformação é chamado de eletrólise.(Quimica em tubos de ensaio- bessler, k.e. e neder,a.v.f.). Ocorre eletrólise

3.PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS: MATERIAIS E MÉTODOS

3.1 Condutividade de Eletrólitos

3.1.1 Materiais

1 béquer

1 condutivimetro portátil

1 condutivimetro manual

Água por osmose reversa

HCl 0,005 mol/L

HCl 0,01 mol/L

NaOH 0,005 mol/L

NaOH 0,01 mol/L

KCl (0,005 , 0,01 , 0,02 , 0,03 , 0,04 e desc.) Mol/L

Etanol absoluto

Monoetilenoglicol

3.1.2 Procedimentos

Na primeira parte do experimento, colocou-se em um béquer as soluções de HCl com 0,005 mol/L e com 0,01 mol/L e foi feito a medida de condutividade das soluções separadamente com o condutivimetro. Após isso, lavou-se o béquer com água por osmose reversa para evitar a mistura das soluções que foram medidas em seguida. Fez-se a medição da condutividade para soluções de NaOH com 0,005 mol/L e com 0,01mol/L com o mesmo aparelho. Logo, lavaram-se os eletrodos do condutivimetro novamente e foi feito uma neutralização pois os eletrodos de vidro retém muita substancia básica podendo afetar na medição das próximas soluções. Após, mediu-se a condutividade do etanol e monoetilenoglicol separadamente. Para todas soluções, foi colocado no béquer apenas a quantidade que os eletrodos pudessem ser emergidos na solução e efetuar a medição.

Na segunda parte do experimento, mediu-se a condutância referente as soluções KCl 0,005 mol.L-1; 0,010 mol.L-1; 0,020 mol.L-1; 0,030 mol.L-1; 0,040 mol.L-1 separadamente e uma solução de KCl com concentração desconhecida. Com os resultados obtidos, pode-se fazer um gráfico de condutância x concentração e obter a concentração desconhecida da solução medida.

3.2 Determinação de pH

3.2.1 Materiais

1 béquer

1 bureta

1 proveta

1 agitador magnético

1 potenciometro

1 colorimetro

CH3COOH 0.1 mol/L

NaOH 0.1 mol/L , 0,01mol/L , 0,5mol/L

HCl 0.1 mol/L , 0,01mol/L

Água por osmose reversa

CH3COONa

CuSO4

3.2.2 Procedimentos

No primeiro experimento, adicionou-se 100ml de água por osmose reversa, com a ajuda de uma proveta, e 10ml de C3COOH 0,1mol/L em um béquer. O béquer, com a solução, foi colocado sobre o agitador magnético e introduziu-se a barra magnética e o eletrodo dentro do mesmo. Preencheu-se a bureta com a solução de NaOH 0,1mol/L e posicionou-se o mesmo sobre o béquer. Adicionou-se 1ml da solução contida na bureta na solução contida no béquer, e posteriormente adicionou-se 0,5ml durante seis vezes e anotou-se a mudança de pH brusca em cada incorporamento (ponto de virada). Logo após, fez-se o mesmo procedimento, porém com 100 ml de água por osmose reversa e 10ml de HCl 0,1mol/L e fez-se o mesmo procedimento com a bureta introduzindo a solução de NaOH 0,1mol/L e adicionando na solução do béquer 1ml durante duas vezes e 0,5ml durante 4 vezes e anotou-se a mudança de pH em cada incorporamento.

No segundo experimento, foi-se colocado as soluções NaOH 0.1 mol/L , 0,01mol/L , 0,5mol/L, HCl 0.1 mol/L , 0,01mol/L, 0,5mol/L, água por osmose reversa,  CH3COONa e CuSO4, separadamente um por um, em um béquer para medição do pH através do método do colorimetro, na qual há uma faixa de cores em um papel, que introduziu-se nas soluções, para cada pH. Logo após, mediu-se o pH com o método do potenciômetro nas mesmas soluções e comparado com as medições feitas com o colorimetro.

3.3 Voltametria Cíclica

3.3.1 Materiais

Potenciostato/Galvanostato

Ferrocianeto de potássio 0,1mol/L

Ácido Ascórbico 0,1 mol/L

Cloreto de Potássio 0,1 mol/L

3.3.2 Procedimentos

Antes de começar a medição, poliu-se o eletrodo com sílica, para tirar restos de outros experimentos que podem afetar na medição. Colocou-se 11ml de KCL 0,1mol/L na cuba eletrolítica e adicionou-se também o Ferrocianeto de Potássio e o eletrodo de referencia para efetuar a medição. O software do potenciostato/galvanostato esboça um gráfico Corrente X Potencial que determina o pico anódico e catódico.

No segundo experimento, colocou-se 11 ml de KCl 0,1mol/L na cuba eletrolítica e adicionou-se o Ácido ascórbico 0,1mol/L. O software esboça um gráfico Corrente X Potencial que nesse experimento determinou-se somente o pico catódico.

4.PÓS-LABORATÓRIO

4.1 Condutividade de Eletrólitos

1) Defina Condutância e Resistividade.

Condutância não é a mesma coisa que Condutividade, pois condutividade é uma característica própria de um determinado material. Condutância é a quantidade de corrente elétrica que algum material conduziu.

Resistividade é quanto determinado material tem resistência a passagem de corrente elétrica.

2) por que a água deionizada conduz corrente elétrica? Por quê a água da torneira possui maior condutância do que a água destilada?

Pois apesar da agua deionizada passar por um processo de remoção praticamente total dos íons, ela retém substancias orgânicas e inorgânicas e facilitam a condução de corrente elétrica.

Porque a água destilada é propriamente dita como pura, e contem menos sais que a água da torneira, que contém diversos sais minerais que facilitam a condução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (149.5 Kb)   docx (30.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com