TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Método Socrático

Por:   •  18/4/2015  •  Resenha  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 2

Curso: Psicologia, 1ºperíodo “A”

MÉTODO SOCRÁTICO

Mudando totalmente o uso da razão e o objeto de investigação filosófica, Sócrates, ao contrario dos outros pensadores da época, que se preocupavam em debater sobre a origem e transformação do universo e de todas as coisas que nele havia, decidiu usar da introspecção para criar seus métodos. Ele acreditava que seria melhor se cada um investigasse a si mesmo, buscassem a sua verdade dentro de si, na sua alma humana e não fora dela, surgindo assim varias teses em torno do seu método socrático.

A primeira dela foi a busca pela sabedoria,essa tem relação com humildade intelectual, e não com a quantidade de saber. Portanto, cada vez que a pessoa coloca-se ignorante frente a uma situação, está demonstrando maior sabedoria do que com aqueles que dizem saber tudo. Foi assim que Sócrates criou a sua tese, aplicando o seu método irônico, acreditava que conhecer demonstra ignorância, ou seja,ele se achava mais sábio por que pelo menos sabiaque nada sabia, ao contrário das outras pessoas que apenas pensavam que sabiam.  

A ironia em Sócrates á a percepção do engano que leva a necessidade de algo verdadeiro, para buscar a verdade é necessário, antes de mais nada, se perceber não conhecedor – Reconhecer a ignorância é o principio da verdade e da inteligência.

Então,entra-se em questão a maiêutica, que para Sócrates era o que conduzia um individuo a descobrir conhecimentos sobre determinada “coisa”.  A Maiêuticaé o que utiliza do método introspectivo onde há a multiplicação das questões a respeito de uma possível verdade de alguém.

Portanto, ironia e maiêutica, constituem, as principais formas de atuação do método dialético de Sócrates, o que permitiam a introspecção e a reflexão interna, ajudando na criação de juízos cada vez mais fundamentados.

Sócrates também discute sobre a questão da moral. Mas, qual a diferença entre Moral e Ética? Moral é tudo aquilo que regula o nosso comportamento em sociedade, são os conjuntos de valores socialmente construídos e historicamente transformados, são espécies de normas obrigatórias, já a ética é a forma como devemos nos comportar no meio social, é a análise da moral, e a reflexão profunda sobre os valores morais, ter ética nem sempre é estar certo e ter moral.

Fazendo uma ponte entre verdade – moral – Felicidade, moral está ligada a virtude, ou seja, buscar a verdade é ser virtuoso, e a verdade leva a felicidade.O principio básico da vida é a existência, e o simples fato de existir nos traduz uma verdade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (58.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com