TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Método socrático

Relatório de pesquisa: Método socrático. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Sócrates baseava-se na argumentação, insistindo que só se descobre a verdade pelo uso da razão. O seu legado reside, sobretudo, na sua convicção inabalável de que mesmo as questões mais abstratas admitem uma análise racional. Sócrates pensava que os problemas, como por exemplo, o que é justiça e será que a alma é imortal não eram questões de opinião e sim onde tenhamos de pensar de uma forma profunda para darmos a resposta certa.

Método socrático

Este método consiste na investigação filosófica, que faz perguntas simples e quase ingênuas que tem por objetivo, em primeiro lugar, revelar as contradições presentes na forma de pensar de cada um, normalmente baseada em valores da sociedade, e ajudando a refletir sobre estes valores.

Ideias socráticas

As suas crenças eram em comparação as de Platão, muito difíceis de discernir. Há sim poucas diferenças entre ambas as ideias. Diferenciar as crenças filosóficas de Platão, Sócrates e Xenofe é uma árdua tarefa e deve-se sempre lembrar que o pensamento de Sócrates pode refletir em cima dos outros autores.

Sócrates foi sobretudo moralmente, intelectualmente e filosoficamente diferentes de seus antecedentes. Quando foi julgado por heresia e por corromper a juventude, usou seu método de elenchos para demonstrar os erros de seus julgadores. Apesar de tudo, Sócrates acreditava na imoralidade da alma e era adepto a Apologia , “Conhece-te a ti mesmo”.

Era também um divulgador da virtude a ARETE que podia ser ensinada pelas pessoas. Acreditava que a excelência moral é uma questão de inspiração e não de criação, pois vira que muitos pais moralmente perfeitos não tinham filhos a altura. Isso talvez pudesse ser porque não estavam muito preocupados com seus filhos.

Frequentemente Sócrates dizia que as ideias não eram dele próprio mais sim de seus mestres, Pródico e Anaxágoras de Clazômenas.

Amor

Em O Banquete de Platão, Sócrates revela que foi a sacerdotisa Diotima de Mantinea que o iniciou nos conhecimentos e na genealogia do amor. Essas ideias de Diotima tem origem em conceitos socrático-platônico do amor.

Final

Sócrates é retratado como um homem baixo, musculado e careca, com barba e um nariz largo e achatado. Estes detalhes são compatíveis com aquilo que Platão nos diz sobre a sua aparência. Sócrates nada escreveu, pelo que quase tudo o que sabemos a seu respeito provém de Platão, que era seu discípulo. Nos diálogos de Platão, encontramos Sócrates nos lugares públicos de Atenas a discutir grandes questões da verdade e da justiça com os jovens da cidade. Mas vemo-lo também ser acusado de corromper esses jovens - e depois julgado e condenado à morte. A razão pela qual isso aconteceu é um pouco misteriosa. Os atenienses eram democratas, orgulhosos dos seus feitos e liberdade intelectuais. Por que haveriam de condenar um filósofo à morte por causa daquilo que ele ensinava?

De acordo com Platão, Sócrates foi acusado de corromper a juventude e de impiedade para com os deuses. A primeira acusação é vaga e não nos são dados detalhes. O próprio Sócrates sugeriu, talvez de forma enganadora,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com