TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NOVAS TECNOLOGIAS AOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

Artigos Científicos: NOVAS TECNOLOGIAS AOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  869 Palavras (4 Páginas)  •  601 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

Atualmente os portadores de necessidades especiais foram considerados como pesos para a sociedade moderna e seus familiares. Através da tecnologia, a sociedade vem mudando os tramites desta história, com a tecnologia, dentro do modelo assistivo ou não, está transformando a forma de enxergar, se comunicar e participar ativamente da sociedade para esses indivíduos, fazendo com que eles participem ativamente da sociedade.

A HISTÓRIA DE CARLY

A reportagem foi exibida por um programa americano que esclarece

dúvidas sobre a tecnologia na assistência a portadores de necessidades especiais, visto que existe uma nova forma de fazer a inclusão não somente digital, mas social destes indivíduos. Uma menina autista que não falava nem nunca escreveu na vida, de repente senta-se um dia na frente do computador e escreve pedindo ajuda. Desde então começou a expressar, através do teclado, aquilo que não conseguia comunicar nem dizer aos outros sobre seus anseios, sentimentos e conflitos. Isso trouxe novas descobertas sobre o autismo

Carly foi diagnosticada com um caso severo de Autismo e retardamento mental moderado. Entretanto, por meio do computador e de um editor de textos, ela pôde se expressar e provar, não somente aos familiares, mas também à sociedade, que seu cérebro era extremamente ativo e funcional.

Atualmente, as escolas da rede estadual oferece aos alunos com necessidades especiais, um professor de apoio, para que se enfatize o ensino aprendizado. Visando que esses alunos sejam melhor assistido e se integre na sociedade.

Neste caso, não houve somente o professor de apoio como mediador mas a tecnologia que foi utilizada na assistência para comunicação entre Carly e o mundo exterior.

A tecnologia assistiva tem como principal finalidade ampliar o poder de “comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de seu aprendizado, trabalho e integração com a família, amigos e sociedade” dos portadores de necessidades especiais, o que fez com que a legislação vigente fosse alterada para que esses indivíduos pudessem ter garantidos os seus direitos de alcançar esse objetivo.

A dificuldade do diagnóstico, também vem o problema de encontrar a melhor forma de tratamento, que, para cada indivíduo, é diferenciada. Entretanto, a tecnologia trouxe uma nova abordagem, fazendo com que os indivíduos portadores de necessidades especiais possam se comunicar e interagir com a sociedade de forma clara, incluindo-os de maneira dinâmica e dando a eles uma autonomia que não era imaginada há menos de 25 anos atrás.

Assim, foi promulgado o decreto Nº 5.296, de 02 de dezembro de 2004, onde confere-se aos portadores de necessidades especiais condições para utilização, com segurança e autonomia dos espaços mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, do transporte, comunicação, etc

Por isso, a evolução da tecnologia e o comprometimento de desenvolvedores, trouxe avanços para todas as áreas de tratamento. Houveram avanços na robótica, protética, na criação de bengalas, aparelhos auditivos, adaptação de cadeiras de roda e de veículos, para garantir não somente a comunicação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com