TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ato De Mentir

Casos: O Ato De Mentir. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Ninguém gosta de admitir esta dura verdade: todos mentem. Seja para agradar a alguém, escapulir de uma encrenca, ser o herói de alguma aventura nunca vivida, levar vantagem na vida. Com suas pernas curtas, a mentira caminha no passo do homem desde que o mundo é mundo — e não dá o menor sinal de perder o fôlego, muito pelo contrário. Todos temos um pouco — ou muito — de Pinóquio. Há milhares de anos, como se estivesse conformado com o fato de que viver sem pregar uma mentirinha e tão impossível como viver sem respirar, o filósofo chinês Confúcio (551-479 a. C.) recomendava que se apelasse para esse antiqüíssimo recurso apenas quando a verdade prejudicasse uma família ou a nação. É um conselho maroto, como sabem os chefes de clãs e dirigentes políticos para quem nunca foi difícil fazer o que pregava o venerando sábio.

 Amigo

A mentira de um amigo íntimo também fere, mas essa pessoa pode ser eliminada de nossa vida ao menos por um tempo. No outro extremo, como sabemos que, em princípio, o vendedor de carros usados irá mentir para nós, não nos surpreendemos com isso e podemos optar por não vê-lo nunca mais.

A verdade é que nunca esperamos uma mentira de uma pessoa que tanto confiamos, e quando ela vem é como se tivéssemos recebido uma facada nas costas, é uma tremenda traição.

Todos nós já fomos traídos por uma pessoa que mentiu, acredito que irá pesar mais dependendo da nossa intimidade com essa pessoa. Algumas pessoas perdoamos ou aceitamos com mais facilidades, já outras são capazes de fazer um enorme estrago em nossas vidas.

 Político

Nós somos um povo protestante e por isso somos absolutamente intransigentes com a mentira. ”Um político que nos tenha mentido uma única vez que seja, por muitas qualidades que tenha, nunca é mais considerado como um político em que possamos confiar, pelo que a sua carreira política acabou".

Como já dizia José Saramago: “Os políticos são a mentira, legitimada pela vontade do povo”! E é em tempos de eleição como esses, que vejo o quanto nosso povo é alienado, despreparado e corrompível, pronto para se deixar levar pela mentira que prevalece em nossas eleições!

 Noticiário

Informações falsas ou exageradas nos currículos são prejudiciais tanto para o candidato, que acaba sendo desmascarado e eliminado da seleção, como para as empresas, pois tornam os processos seletivos mais demorados e mais caros. De acordo com pesquisa realizada pela Trabalhando.com, as mentiras que os candidatos mais contam se referem aos seguintes assuntos, em ordem decrescente de importância: formação acadêmica, fluência em idioma estrangeiro, falsa experiência na área em que deseja atuar, acréscimo de atribuições no cargo anterior, últimos cargos supervalorizados, salário anterior, maior tempo de permanência na antiga empresa, curso de informática, participação inexistente em trabalhos voluntários, garantia de mobilidade e flexibilidade, estado civil e idade

 Romance

Escola Estadual Mª dos Prazeres Mota

Cybelle Cristiny Matos Xavier

Felipe Oliveira Nogueira

Joseane da Silva Oliveira

Karine Feitosa Bringelo

Boa Vista-RR

2013-01

Conclusão

O ato de mentir, contudo, é menos ou mais tolerado conforme os valores de cada povo e cada época. E até numa mesma sociedade podem coexistir graus diferentes de aceitação (ou repúdio) da mentira, de acordo com as expectativas que cada grupo social pode ter em relação aos demais.

“A mentira pode ser fácil no começo. Mas lá no fim, ela pode cair por cima de você, dando uma volta completa.”

"Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira" (Ap 22.15).

Referências

Super.abril.com.br/cotidiano/tudo-mentira-438556.shtml

www.estadao.com.br › Cultura

interessantte.blogspot.com/.../por-que-as-mentiras-de-amigos-e.html

desciclopedia.ws/wiki/Mentira

...

Baixar como  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »