TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ceticismo De Plínio Junqueira Smith

Trabalho Escolar: O Ceticismo De Plínio Junqueira Smith. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  1.138 Palavras (5 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 5

Tendo por referência o livro Ceticismo de Plínio Junqueira Smith, responda:

1) Quais as principais características da postura cética e suas diferenças fundamentais em relação à filosofia dogmática?

A postura cética tem como características principais a posição de que o homem não sabe nada sobre tal assunto ou sobre qualquer coisa, caso seja uma postura mais radical e renegando que exista verdades indubitáveis no mundo, mantendo sempre uma a posição crítica. Essa postura, se diferente bastante da filosofia dogmática, que busca uma verdade inquestionável e absoluta, que jamais poderá ser refutada, diferentes de conhecimentos gerais e científicos, estes, inseguros e passiveis de dúvida.

2) Quais são as três hipóteses céticas abordadas no livro? Exemplifique cada uma.

As três hipóteses céticas são as seguintes: cérebro no balde: nessa hipótese, é explorado a possibilidade de os seres vivos serem controlados por supercomputadores e maquinas, sendo suas percepções e pensamentos nada mais que impulsos manipulados por cientistas, tal como nossas respostas, que também seriam resultados de processos de maquinas. As únicas pessoas de fato seriam os cientistas e nós, apenas cérebros em baldes. Essa tese se assemelha com o filme Matrix. Sonho: já nessa, é desenvolvida a ideia de que podemos estar sonhado e nossas atitudes, o ambiente, as situações e outras coisas, não passam apenas de frutos da nossa mente. Essa teoria se baseia em que as vezes em nossos sonhos tudo parece ser bem real, mas que no final, não passa de nossa imaginação. Essa teoria também se assemelha com um filme, chamado A Origem.

3) Quais dúvidas o cético levanta quanto ao conhecimento da mente de outras pessoas?

O cético levanta a questão de como é possível saber o que passa pela cabeça de outra pessoa. As pessoas imaginam o que se passa pela cabeça de alguém, por exemplo quando ela sorri, imagina-se que ela esteja feliz, contudo, a pessoa pode mentir e passar falsas impressões. Outra dúvida é se o estado mental da pessoa é o mesmo que o nosso, se ela tem as mesmas percepções que os outros e por fim, também há a possibilidade de o humano ser na verdade um androide perfeito, que imite perfeitamente nossas atitudes e reações, tal como é tratado no filme o Exterminador do Futuro, sendo ali um robô, e não uma mente

4) Quais dúvidas o cético levanta quanto ao conhecimento do passado e do futuro?

O cético levanta diversas questões sobre o futuro, dizendo que como o futuro ainda não ocorreu, de que forma inferimos e conhecemos o que irá acontecer daqui certo tempo? Mesmo se utilizando de uma regularidade de fatos do passado ou de alguma lei da natureza, como saber se aquilo vai mudar mais para a frente ou não, como por exemplo, o Sol poderia desaparecer e não nascer amanhã, contudo nossa experiência e a regularidade diz que o Sol ira nascer amanhã, como acontece há muito tempo. Mas como saber que o Sol, utilizado no nosso exemplo, nasce a muito tempo? Logo entramos no problema do passado, pois o que garante que nosso passado na verdade foi uma lembrança implantada em nossas mentes em algum momento e o Sol não existe a milhões de anos e sim a 500 anos atrás apenas. Ou seja, não podemos justificar a cerca de nossas crenças do passado e do futuro.

5) Quais são os três casos aos quais somos levados ao tentar garantir a verdade de uma crença? Explique cada caso.

Segundo Plinio Smith, a pessoa deve cumprir três casos para garantir que seu conhecimento é verdadeiro, que são: a pessoa deve crer no que ela diz, ou seja, se a pessoa disser que o Brasil é um pais, ela acredita fielmente nisto, pois ela apenas pode dizer o que ela crê que é verdade. Contudo sua crença pode ser falsa ao afirmar que o Brasil é um estado, entrando no segundo caso, que é que a crença precisa ser verdadeira, dando uma boa razão para justifica-la e mostrar que é verdadeira e assim entramos no terceiro caso, aonde se propõe que é necessário que a crença tenha boas justificativas e boas razoes. Após esses três passos, seria possível transformar sua crença em um conhecimento.

6) Qual resposta que a filosofia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com