TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Porque no inicio da modernidade , vigorou o ceticismo?

Tese: Porque no inicio da modernidade , vigorou o ceticismo?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/7/2013  •  Tese  •  275 Palavras (2 Páginas)  •  971 Visualizações

Página 1 de 2

.- Porque no inicio da modernidade , vigorou o ceticismo?

2.- Leia o texto abaixo:

A) Não tento, Senhor, penetrar na tua profundeza, porque de modo algum comparo a ela minha inteligencia, mas desejo, ao menos, compreender tua verdade, emq ue meu coração crê e ama . Com efeito não procuro compreender para crer mas creio para comprender. (Santo Anselmo)

B) Há, com efeito, duas ordens de verdades que afirmamos de DEUS.Algumas são verdades referentes a DEUS e que excedem toda a capacidade de razão humana, como por exemplo, Deus trino e uno. Outras são aquelas as quais a razão pode admitir, como, por exemplo Deus ser uno e outras semelhantes. Estas os filosofos conduzidos pela luz da razão natural, provaram por via demostrativa poderem ser realmente atrubuidas a Deus. (Santo tomas de Aquino)

PERGUNTAS: Quias são as duas formas de conhecimento deles? ---- Explique que tipo de relação os autores medievais citados estabelecem entre essas duas formas de conhecimento??

Porque o ceticismo foi a revolta inteligente contra o uso da razão para defender velhas superstições, como no caso da Teologia.

Evidentemente não existe prova racional da existencia de Deus ou uma força superior inteligente, a não ser nossa incapacidade de entender o porque da existencia.Aí como fica um buraco e se recusamos explicações mitológicas como as da Bíblia ou das lendas indígenas, então só sobra o fato de que nada sabemos sobre estas coisas, e os que afirmam saber, seriam casos de internação, se não fossem tantos que não haveria lugar para todos em todos os hospitais psiquiátricos do mundo.Provavelmente só ficariam fora uma pequena minoria que consegue entender como a mente gera ilusões de que precisa, ou pensa precis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com