TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ILUMINISMO E SEUS CONGRUENTES

Por:   •  23/5/2020  •  Projeto de pesquisa  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 3

Exercícios de Filosofia

1 – Como Platão pensava a importância do artista?

   Platão tinha o ideal de que a arte dos artistas da época, não estava certa e criticava quem apenas “copiava” a realidade falsa (a que os sentidos nos passam), com o argumento de que a arte deveria buscar mostrar a realidade como ela é de verdade, na sua verdadeira essência, também conhecido como “Mundo das Ideias”.

2 – O que é o naturalismo? Por que o modernismo foi uma grande quebra do naturalismo?

   O naturalismo nada mais é que o pensamento de que um tipo de arte só pode ser bela se for verossímil, ou seja, o mais parecido com a realidade. Já o modernismo quebrou essa tradição e com isso o “belo” pode ser algo que não necessariamente é parecido com a realidade, quebrando os padrões da época.

3 – Cite algumas características da arte medieval.

   A arte da idade média se transformou em algo mais “básico” por controle da igreja e por ordem dela, foi abandonado toda a cultura clássica grega, pois era considerado algo pagão. As principais características: Influência religiosa na arte, arquitetura medieval, pinturas, esculturas, vitrais, estilo românico, estilo gótico.

4 – Qual relação entre o bom e o belo São Tomás de Aquino estabelece?

   Uma coisa é bela porque agrada a gente e isso é algo bom, tudo que é bom é referente a Deus, por isso que tudo que Deus fez é bom e belo.

5 – Como respondiam a pergunta “A beleza é objetiva ou subjetiva?” os filósofos e correntes de pensamento abaixo (justifique de acordo com cada pensamento)

a)  Santo Agostinho

   A beleza está presente nas coisas, basicamente ele olha as propriedades geométricas no que achamos algo belo como por exemplo a proporção, como se tivesse uma razão e ao alcançar essa beleza nos levaria ao conhecimento de divino

b)  Racionalismo Estético

   Aqui o belo é objetivo e claro, mas para ser classificado como algo belo deve seguir regras que são vistas como “naturais” por causa do racionalismo do homem.

c)   John Locke

   Para ele é algo subjetivo, pois depende apenas do sentimento que uma pessoa sente ao ver algo, ou seja, mesmo sendo feio para um pode haver outro que ache aquilo belo com a própria percepção da obra, objeto ou qualquer outra coisa.

d)  David Hume

   É subjetivo, pois cada um enxerga algo ou sente alguma coisa que outra pessoa não percebe (seja prazer ou repúdio). Porém pode ou não o indivíduo ser influenciado pela cultura, humor, tempo, família etc.

e)  Kant

   Subjetiva, mas é relacionado aos critérios da mente humana e a universalidade (a opinião que muitas pessoas compartilham é improvável ser feio)

6 – Qual é o valor da arte para Schiller?

   Para Schiller, a arte é a coisa mais importante do mundo, sempre pondo ela como acima de tudo, pois daí que vira nosso valores éticos e morais

7 – Por que a arte pode gerar um Estado melhor para Schiller?

Porque quando as pessoas crescem com um contato direto com a arte a sua volta, isso pode resultar em um Estado mais ético e moral, consequentemente “justo” para aqueles que vivem nele, tornando-o mais sensível a essas informações.

4.1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (71.8 Kb)   docx (214 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com