TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Livre Árbitro

Por:   •  2/11/2022  •  Artigo  •  2.641 Palavras (11 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 11

LIVRE-ARBÍRIIO

Imagine que você está na fila de um restaurante self-service e, quando chega ao balo das sobremesas, hesita entre um pêssego e uma grande fatia de bolo de chocolate com chantili. O bolo parece gostoso, mas vosabe que engorda. Mesmo assim, você o escolhe e come com prazer. No dia seguinte, você se olha no espelho, ou sobe na balança, e pensa: "Eu não devia ter comido aquele bolo de chocolate. Eu poderia ter comido o ssego.”

"Eu poderia ter comido o pêssego." O que significa isso - e é verdade?

Os pêssegos estavam ali quando você entrou na fila do restaurante: você teve a oportunidade de pegar um pêssego. Mas não é só isso que você quer dizer. O que você quer dizer é que poderia ter comido o pêssego. Poderia ter feito algo diferente do que de fato fez. Antes de se decidir, você tinha a possibilidade de pegar a fruta ou o bolo, e foi a sua escolha, unicamente, que decidiu qual dos dois seria.

É isso? Quando você diz: "Eu poderia ter comido o pêssego", está dizendo que só dependia da sua escolha? Você escolheu o bolo de chocolate, e foi isso que você comeu; mas, se tivesse escolhido o pêssego, era isso que teria comido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (161.5 Kb)   docx (42.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com