TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Consorcio Empresarial

Trabalho Escolar: O Que é Consorcio Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  1.027 Palavras (5 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 5

Conto

A arte de contar histórias, de narrar é muito antiga. Desde o tempo das cavernas, os homens relatavam fatos da vida diária por meio de desenhos. Hoje, esses desenhos são fontes importantes para conhecermos a história dos povos antigos.

Antes mesmo de haver língua escrita, as experiências da comunidade ou do indivíduo passavam de geração em geração oralmente. Até hoje, nas comunidades indígenas, os velhos contam às crianças as histórias do seu povo. Eles transmitem ensinamentos e suas tradições contando histórias.

Entre os textos de base narrativa, encontram-se alguns gêneros textuais como conto, fábula, história em quadrinho e lenda, que serão estudados neste volume.

O conto é um gênero textual constituído de uma sucessão cronológica de ações de personagens. Tem por finalidade contar uma história que conduz a uma conclusão.

Como outros textos de base narrativa, o conto apresenta alguns elementos característicos: enredo (seqüência de acontecimentos colocados em ordem); personagens (representados por pessoas, animais, coisas) ; narrador (quem conta a história); espaço e tempo (a ação se passa em determinado lugar e em um período de tempo).

Geralmente, os contos infantis são marcados pela presença da magia e da aventura. Antes mesmo da atividade de leitura, o leitor já cria um pacto com este gênero textual, pressupondo que irá entrar em contato com uma história de “faz de conta”, um mundo em que realidade e fantasia têm contornos pouco nítidos.

Fábula

As fábulas são pequenas histórias de base narrativa que transmitem uma lição de moral. Os personagens das fábulas são geralmente animais, que representam tipos humanos, como o egoísta, o ingênuo, o espertalhão, o vaidoso, o mentiroso.

Esse gênero textual é uma das mais antigas formas de narrativa. Muitos escritores dedicaram-se às fábulas, mas três ficaram mundialmente famosos: o grego Esopo (século VI a.C.), o latino Fedro (15 a.C. - 50 d.C.) e o francês Jean de La Fontaine (1621 - 1695).

No Brasil, Monteiro Lobato (século XX) foi quem as recriou. Millôr Fernandes é um escritor carioca que recriou as antigas fábulas de Esopo e La Fontaine, de forma satírica e engraçada.

Geralmente, a fábula se divide em 2 partes: 1ª parte - a história (o que aconteceu) e a 2ª parte - a moral (o significado da história).

A origem da fábula perde-se na antiguidade mais remota, mas os gregos citavam Esopo como fundador do gênero.

História em quadrinhos

As histórias em quadrinhos são consideradas textos literários de entretenimento. Esse gênero textual é utilizado para contar histórias com a ajuda de imagens, o que facilita a compreensão do leitor. Em geral, é formado de uma seqüência de imagens verbais e não-verbais combinadas, ou apenas de imagens visuais.

Em quadrinhos compostos apenas da linguagem visual, caberá ao leitor o papel de interpretar a história, atribuindo às imagens as palavras que estão ausentes, ou que o autor deixou implícitas.

Os quadrinhos apresentam os elementos básicos de uma narrativa – enredo, personagens, tempo, lugar e desfecho. Os balões de formas e tipos variados servem de suporte para os diálogos dos personagens ou para que eles mostrem suas idéias. O emprego de recursos expressivos como onomatopéias, letras de tipos diferentes e sinais de pontuação é freqüente nas histórias em quadrinhos.

Outro aspecto a ser observado é que a seqüência dos fatos apresentados é estabelecida pela seqüência dos quadros – cada quadrinho relata uma parte da história.

É importante que o leitor esteja atento aos gestos, à expressão da face e do corpo dos personagens retratados nas histórias em quadrinhos, porque, junto à linguagem verbal, conferem vigor e coerência ao texto.

Poema

Os gêneros textuais poema e canção têm como objetivo fazer da língua o instrumento artístico capaz de tocar a sensibilidade do destinatário. São similares no formato, pois se constituem de versos agrupados em estrofes e se caracterizam pelo ritmo.

Assim,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com