TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é O BRIC

Exames: O Que é O BRIC. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2014  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Estudos sobre o desenvolvimento surgiram logo após a Segunda Guerra Mundial.

Surgiram comissões econômicas regionais das nações unidas, como o Cepal, na América Latina, que considerava como etapa prévia o desenvolvimento econômico, e um resultado das transparências de valor no plano das relações econômicas internacionais.

A teoria desenvolvimentista do Cepal, foi posta em xeque, os países latino-americanos, caíram em crise econômica, e isso gerou forte crise política. Foi nesse contexto que surgiu as ditaduras militares. A tática do desenvolvimento e dependência eram ligadas a elevação do nível de vida e a defesa democrática e de liberdades do cidadão, além da luta pela soberania nacional.

A economia mundial passa por transformações, e não se pode fazer essa mudança de forma ingênua, é necessário um grande esforço em relação a esta situação.

Ela tem que ser entendida como uma grande empresa política e cultural capaz de convocar a participação ativa da população.

DESENVOLVIMENTO

O que vem ser BRIC? Bric é uma sigla formada pelas letras iniciais de Brasil, Rússia, Índia e China, criada em 2001 pelo economista Jim O’Nell (Godmam Sachs), ele fez uma previsão de crescimento econômico no mundo para os próximos 50 anos e esse estudo apontou essas quatro nações com maior destaque dentro das próximas décadas, eles ocuparam o Ranking das maiores economias do mundo.

O Bric não é um bloco econômico como o Mercosul e União Europeia ou Militar como a Otan. Trata-se de um conceito que está ligado aos grandes mercados emergentes, mesmo assim esses países tem buscado uma aproximação política.

Esse primeiro encontro aconteceu em 2009 no mês de junho em Calemburgo na Rússia. O que saiu de lá foi uma crítica a hegemonia do dólar, mas não se pensou em uma moeda alternativa. Tem força para se opor ao domínio da Economia Americana, mas não têm poder para substitui-la.

O momento é de dúvida se vão consolidar-se como um grupo Geopolítico. A segunda reunião se deu em 2010 no Brasil.

O NOVO CENÁRIO GEOPOLÍTICO DO SÉCULO XXI

O BRIC aprovou uma mudança no cenário internacional, não só no âmbito diplomática, mas na estrutura econômica, política e cultural do mundo inteiro.

O poder do BRIC está presente em crescimento econômico, concentração de terra e população. Mais de ¼ do território com 40% da população do planeta com US$15,435 trilhões. Ao PIB do mundo, segundo o Goldman Sanhs, 2003.

Em 2020 espera que a economia do BRIC representa um terço da economia mundial e chega a 49% do PIB Mundial (Godman Sachs-2010). Paridade do poder de compra (PPP), que mede o poder de compra da moeda de vários Países.

O BRIC na primeira década do século XXI contribuiu com 36,3% do PIB Mundial e chegou ao patamar de um quarto da economia mundial (em PPP).

O BRIC concentra 12,8% do comércio global, um novo contexto internacional.

O mundo tem vivenciado muitas mudanças, novas tecnologias que permitiram comunicações mais rápidas, governos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com