TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Ético

Dissertações: O Que é Ético. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  983 Palavras (4 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 4

O que é Ético:

Ético significa tudo aquilo que está relacionado com o comportamento moral do ser humano e sua postura no meio social. Ético refere-se à Ética, uma parte da filosofia que estuda os princípios morais que orientam a conduta humana. Mediante uma escolha que possa afetar terceiros, a ética funciona como um juiz que irá avaliar a escolha feita por cada pessoa. Um dilema ético surge quando há necessidade de se fazer uma escolha difícil, desagradável e que implica um princípio moral.

A forma de agir em sociedade determina o comportamento do indivíduo como ético ou antiético. Ser ético ou ter um comportamento ético refere-se a um modo exemplar de viver baseado em valores morais. É o comportamento definido socialmente como bom. Deve-se ter em conta que cada sociedade possui suas próprias regras morais resultantes da própria cultura. Um comportamento antiético resulta da falta de ética ou de uma transgressão das normas definidas em um código ético.

Fonte: http://www.significados.com.br/etico/

Sempre estamos nos deparando com situações dificeis que nos deixam enbaraçados, muitas vezes algo feito de maneira sem pesnar que nos traz complicações. Dentro da área profissional quantas vezes já me vi em um dilema, ver um colega de trabalho realizando algo de forma errada ou displicente e não ter a coragem de instrui-lo ou de exorta-lo, isso causa um conflito interno, pois ao mesmo tempo que você se sente culpado por não instruir, tambem há o sentimento de como esse profissional receberia essa instrução, pois muitos não compreendem e acham que você quer aparecer e no linguajar popular fazer graça em cima dele. Muitas vezes tento de forma amigável resolver a situação, com dialogo tentando instruir e mostrar como deve ser feito, mas confeço que já passei por situações dificeis, da pessoa não entender e se sentir ofendida.

Fica ai o dilema, ser franco e correr o risco de não ser compreeendido ou ser indiferente e deixar que este profissional possa passar por situações adversas com os encarregados.

Fica ai a pergunta, e vocês caros colegas podem expor sua opinião quanto a esta questão, ao final, temos que debater nossas ideias e ver o que é ético, o que é direito e moral e se agimos com indiferença nessas questões?

Ética......Onde termina seus direitos e começa os dos outros é ético saber respeitar os outros.

Ético significa tudo aquilo que está relacionado com o comportamento moral do ser humano e sua postura no meio social.

Bem, conforme o pedido no fórum, vamos aos fatos:

Isso aconteceu comigo.

Situação difícil por não ter seguido alguma regra social.

Para se ir a um velório existe uma regra comportamental e ético para ali permanecer ao lado de familiares e amigos.

Certo vez, ao permanecer em um velório de parente de minha esposa, após um dia cansativo de trabalho, sentei-me banco e ali permaneci por horas. O paí do finado com seus quase noventa anos estava velando seu filho. Eu estado sentado a um metro dele, foi quando senti um sono danado e derrepente sem ver fui de testa no chão aos pé do senhorzinho, que com o susto, começou a rir e todos os presentes também. Não sabia onde colocar a cabeça e o que fazer, fiquei muito envergonhado com este meu deslize social. Durante o velório todo as pessoas riam de mim, demonstrando uma falta de ética e respeito danado. Até hoje alguns me reelembram deste fato constrangedor insinuando coisas que eles acham, mas nunca me perguntaram o porquê.

Espero

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com