TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Pilares Do Pensamento

Pesquisas Acadêmicas: Os Pilares Do Pensamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2013  •  269 Palavras (2 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 2

1. Qual a importância da Filosofia?

R: Para Carneiro, “Deixar de pensar, portanto, é desumanizar-se”. A filosofia contribui no processo de humanização, compreende-se por que e como raciocinamos assim, passamos a pensar melhor, com mais controle, lucidez e eficiência.

2. Como o autor fundamenta a utilidade da filosofia nos tempos atuais?

R: Ele fundamenta nos mostrando a forma de ver determinados valores(os pilares do pensamento) nos dando os exemplos desde a Grécia antiga e a revolução francesa, onde em cada época o homem busca a razão para uma maior compreensão e explicação sistemática do real e não tão somente a inversão de valores mas a ocupação com o equilíbrio da essência desses quatro valores. Como hoje se vive o império do útil e por último o verdadeiro, onde se pensa que se for útil não precisa ser verdadeiro e se for belo não precisa ser bom, a tendência ao desequilíbrio e decadência é grande.

1 - É possível dizer que o texto apresenta uma reflexão filosófica sobre o Direito?

R: É possível dizer que faz sim.

2 - Destaque uma parte do texto que justifica sua resposta anterior.

R: “O termo "acesso à justiça", tão propalado nos nossos dias, não diz nada além da possibilidade de acesso ao Poder Judiciário, no sentido do rompimento das barreiras que separam o cidadão da instituição destinada a proteger os seus interesses. Não diz do acesso á justiça, mas do alcance do órgão estatal que, por definição, é o lugar das lamentações em torno dos conflitos humanos gerados a partir da obrigatoriedade da coexistência a que todos estamos condenados por sentença dos deuses, desde as nossas obscuras origens.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com