TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCÍPIOS GERAIS E LEGAL

Tese: PRINCÍPIOS GERAIS E LEGAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  Tese  •  218 Palavras (1 Páginas)  •  399 Visualizações

FILOSOFIA GERAL E JURÍDICA

1 – Conceito de Filosofia:

Filosofia é um saber em evolução constante sobre o homem e o seu meio. Reflexão profunda e constante sobre a realidade física ou do agir do homem: suas normas morais, prazeres estéticos e a lógica do seu pensamento. É quando o pensar torna-se objeto de uma reflexão do sujeito. (Reflectere – significa voltar atrás, repensar o já pensado, questionar o conhecido). Refletir sobre o saber, interrogar-se, problematizar, buscar um conhecimento do conhecimento.

2 – Diferença entre mito e filosofia.

No conhecimento mitológico o objeto é as entidades divinas e suas manifestações; o método é a revelação divina e a finalidade é explicar pela fé, a origem de algo e ainda indicar um modo de agir e aplacar dúvidas do homem.

No conhecimento filosófico o objeto é o ser e o conhecimento; o método é a argumentação lógica e a finalidade é refletir e compreender a realidade e o homem.

3 – o que é senso comum e quais as suas características?

Senso Comum é o conhecimento espontâneo, busca a compreensão do mundo baseado na experiência herdada histórica, social e culturalmente. É conhecimento sem reflexão, sem crítica, aceitação de valores sem questionamentos.

Características: É

Subjetivo – sentimentos, opiniões individuais ou do grupo, variando conforme a cultura do grupo;

Qualitativo – coisas julgadas por pessoas como feia, bonita, certa ou errada,

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com