TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Palno De ação

Casos: Palno De ação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  950 Palavras (4 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 4

Bibiografia

THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-Ação nas Organizações. 6 edição Ed. Cortez. São Paulo, 1994.

THIOLLENT, M. Pesquisa-Ação nas Organizações. Ed. Atlas. São Paulo, 1997.

THIOLLENT, M. & SOARES, V. M. S. The subject of interdisciplinarity in the Production Engineering. InternationalConference on Education Engineering. Rio de Janeiro, CD-ROM, agosto 1998.

WESTBROOK, R.K., Action Research: a new paradigm for research in production and operations management.International Journal of Operations and Production Management, Vol. 15 n. 12, pp. 6-20, 1995.

WESTBROOK, R.K., Orderbook models for priority management: A taxonomy of data structures. Journal of OperationsManagement, Vol. 11 n. 2, pp. 123-142, June 1993.

Questão 3

Reengenharia én um termo para inovar o ambiente produtivo da empresa ,para encarar novod ddesafios impostos pela sociedade e pelo mercado ,uma empresa precisa de repensar os seus procedimentos operacionais .Oobjectivo e trornar as pessoas e as maquinas mais eficientes

Assim ,será possivel reduzir custos sem afetar a qualidade dos produtos e serviços .Oobjetivo da reengenharia são :direcionar a operação ,reduzir os custos ,melhorar a qualidade ,aumentar as receita ,incrementar a orientação para o cliente e ajudar na fusão das empresas .Aci~encia da reengenharia apresenta-se em três vertentes ,em função do nivel hierárquico visando :a reengenharia de funções e a reengenharia organizacional da empresa.

4) Qual é o objetivo da pesquisa-ação? Comente cada uma das principais etapas da pesquisa-ação.

O objetivo da pesquisa ação é uma concepção de pesquisa e intervenção em determinados setores, Pesquisa-Ação de Desenvolvimento Gerencial deve ser vista como uma forma de ligar teoria e prática ou de conhecer o que acontece, na medida em que acontece. Conseqüentemente, ao mesmo tempo em que ela se pautapela afirmação do mundo da ação - e, portanto, do fazer - deve ser vista como um instrumento concreto de mudança.

A Pesquisa-Ação cria um clima, dentro da organização que está sendo analisada, de troca de saberes, de permanente formação de recursos humanos, do lado não só dos profissionais da organização, mas também dos pesquisadores, que cada vez mais têm seus conhecimentos enriquecidosde atuação social ...junto aos atores significativos em processos de mudança" (Thiollent, 1997, p.140). A pesquisa-ação é vista como forma de explicitar o conhecimento tácito através de inquirição reflexivae "(...) visa desvendar um leque aberto composto de possibilidades de ação progressivamente descobertas, formuladas ou escolhidas pelos grupos que participam ativamente no processo"

(Thiollent, 1997, p. 25). A pesquisa-ação busca alcançar objetivos de descrição - a situação-problema é descrita "com base emverbalizações dos diferentes autores em suas linguagens própriasO mais importante na pesquisa-ação não é encontrar uma solução ótima, como em outros métodos, esim, conseguir o compromisso com a mudança a ser feita para depois relatar a aplicação da teoria etambém a resistência à aplicação de determinada técnica. Além disso, cabe ressaltar, que existe uma meta bem maior que o resultado que se deseja alcançar: a geração e estruturação do conhecimento(Westbrook, 1995). O ganho de conhecimento na pesquisa-ação é obtido através da observação eavaliação das ações (definidas com os participantes) e dos obstáculos encontrados. Este conhecimento épassível de generalização parcial, uma vez que, está fortemente ligado ao contexto da pesquisa(Thiollent, 1994). A qualidade do conhecimento, porém, está limitada pela eficácia da intervenção epelo interesse da empresa no projeto.

O sucesso da pesquisa-ação depende de como será "gerenciado" o conflito entre a "aparente liberdade da abordagem e a necessidade de clareza e foco" (Westbrook, 1995). O excesso de foco priva opesquisador de obter uma melhor compreensão do fenômeno estudado, enquanto no caso contrário, opesquisador ficará confuso se não tiver seus objetivos definidos com clareza.A pesquisa ação resumidamente é toda tentativa continuada sistemática e empiricamente fundamentada de aprimorar a pratica .

Wesbrook (1995) explica que não existe um roteiro a ser seguido em um estudo de pesquisa-ação, masa partir de sua experiência, cita alguns aspectos que devem ser levados em conta, no decorrer dapesquisa. São eles:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com