TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Periodos E Campos Da Filosofia

Exames: Periodos E Campos Da Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 3

1-O período pré-socrático ou cosmológico foi caracterizado pela physis (natureza) que buscava entender racionalmente a origem e as transformações ocorridas na natureza ao longo do tempo para também dessa forma entender o que de fato ocorreu com o ser humano. Nesse período se destacou Tales de Mileto.

O período socrático ou antropológico foi marcado pela democracia que dava igualdade a todos nas polis (cidades) dando direito à participação no governo e ainda pela mudança na educação grega já que as pessoas precisavam saber falar e induzir as demais.

O período sistemático marcado pela atuação de Aristóteles que introduziu todo o saber inespecífico para que se conhecesse todas as coisas que abrangesse vários princípios e várias formas do pensamento, o que recebeu o nome de lógica.

O período helenístico foi marcado por seu aparecimento após a decadência política das polis e pelo aparecimento de doutrinas que além de trabalhar com a natureza e a lógica, buscavam enfatizar a felicidade e a ensinar formas de dirigir a vida.

2-O principal traço da cosmologia pré-socrática é o seu materialismo primitivo.A filosofia pré-socrática, não obstante a simplicidade do seu tema especulativo e o primitivismo materialista de muitas das suas concepções, adquiriu pela primeira vez para a especulação a possibilidade de conceber a natureza como um mundo e pôs como fundamento desta possibilidade a substância, concebida como princípio do ser e do devir.

Anaximandro. Ele foi o primeiro a designar a substância única com o nome de principio e reconhecia este principio não na água ou no ar ou em qualquer outro elemento particular, mas no infinito, isto é, na quantidade infinita da matéria, de que todas as coisas tiram a sua origem e em que todas as coisas se dissolvem quando termina o ciclo que lhe foi estabelecido- por uma lei necessária.

3- O devir é o admitir do mundo como uma mudança constante em todos os seus aspectos. Os filosofos pré-socráticos jônios aceitaram o devir e procuraram encontrar na natureza a sua subtancia reguladora, os filósofos pré-socráticos eleatas negaram e devir e afirmaram a unicidade do Ser sob várias maneiras.

4- Eles ensinavam que todo e qualquer argumento poderia ser refutado por outro argumento, e que a efetividade de um dado argumento residiria na verossimilhança (aparência de verdadeiro, mas não necessariamente verdadeiro) perante uma dada platéia.

5- socrates dizia que, antes de querer conhecer a Natureza e antes de querer persuadir os outros, cada um deveria, primeiro e antes de tudo, conhecer-se a si mesmo. A expressão “conhece-te a ti mesmo” que estava gravada no pórtico do templo de Apolo, patrono grego da sabedoria, tornou-se a divisa de Sócrates.

6-A missão de Sócrates é conhecer a realidade humana, investigar o homem e a sua alma. A filosofia deve levar o homem a conhecer a si mesmo, conhecer os seus limites, as suas possibilidades. Busca a justiça e a solidariedade. A relação do homem com ele e com os outros e a relação dos outros com ele.

7-Sócrates foi acusado de ateísmo ( na época crer em somente um deus já era ateísmo), também de subversão, haja vista, estar influenciando as pessoas de seu tempo que na visão dos governantes, representava a mudança de senso comum, revolução ou conspiração..coisas do tipo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com