TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia, Os Periodos Da Filosofia

Dissertações: Filosofia, Os Periodos Da Filosofia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2014  •  1.411 Palavras (6 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 6

1) Segundo a autora Marilena Chauí, atitude filosófica é quando deixa de ter uma atitude alienada e passa a ser capaz de analisar fatos, refletir e criticar os acontecimentos do dia-a-dia. O leitor comum, que tem capacidade de analisar todo assunto que lhe é dado, ter uma atitude filosófica perante os acontecimentos em sua vida. Já pelo senso comum ou, mesmo por outras religiões, se aceita os dogmas e os toma como verdades absolutas sem questionamento ou prova, apenas pela fé contradizendo a atitude filosófica.

2) O período pré-socrático ou cosmológico foi o primeiro período da filosofia antiga, possui característica que buscar entender a origem do Cosmos. Antropologia filosófica é a antropologia encarada metafisicamente que investiga a estrutura essencial do Homem. Sim. Porque o período sistemático gira, de preferência, não em torno da natureza, mas em torno do homem e do espírito; da metafísica passa-se à gnosiologia e à moral. Daí ser dado a esse segundo período do pensamento grego também o nome de antropológico, pela importância e o lugar central destinado ao homem e ao espírito no sistema do mundo, até então limitado à natureza exterior.

3) Segundo a autora Marilena Chauí, a Filosofia está na história, pois o pensamento filosófico no decorrer do tempo evoluiu com uma sequência contínua de instantes, momentos e épocas que se somaram uns aos outros. Sua origem está na Grécia, por volta do século VI antes de Cristo, tendo estes quatro grandes períodos, são eles: Período Pré-Socrático, Socrático, Sistemático e Helenístico. A Filosofia se mostra propondo novas perguntas que permanecem constantemente na sociedade, sejam elas exprimindo as questões de cada época, que ainda não obtiveram respostas. Essas perguntas e respostas vão sendo passadas por outras gerações, como problemas ou busca de soluções que outros filósofos tentam resolver progressivamente.

Instituições:

- Política: está na história e tem uma história porque os poderosos estão no poder para fazer uso dele a cada vez mais, sendo um processo progressivo por seus subsequentes.

- Evolução: está na história e tem uma história, pois o homem transcende seus ancestrais animais pela sua capacidade de aprendizado, levando em conta a apreciação emocional, cultural, religiosa, social, entre outras.

4) A Filosofia Patrística é um dos grupos da filosofia cristã, ela tem como contexto histórico da sua criação a idade media, período em que é marcado pela força espiritual e política da Igreja católica. O conhecimento fica restrito aos mosteiros, com isso a nobreza e o restante da população são ignorantes. A grande questão discutida é o paradoxo entre a fé e a razão, entre filosofia e teologia.

A filosofia patrística tem como base com o evangelho de São João e as cartas de São Paulo, que serviram de material de auxilio para os Padres / Pais da igreja elaborarem as primeiras teorias dos Dogmas cristãos (tradição católica), as quais tinham o objetivo de explicar seus preceitos às autoridades romanas e para o povo , além da defesa contra ataques pagãos e contra a heresia. Na Doutrina tenta-se conciliar o cristianismo com o pensamento filosófico grego (baseando a fé em argumentos racionais) já que eles acreditavam que assim seria possível converter os pagãos. Uma das ideias, na forma de dogma (verdades irrefutáveis e inquestionáveis) introduzida pela filosofia patrística foi: a criação do mundo por Deus, pecado original, Deus e a trindade una, encarnação e morte de Deus, juízo final, ressurreição, origem do mal.

A filosofia patrística se dividia em patrística grega (ligada à Igreja de Bizâncio) e patrística latina (ligada à Igreja de Roma) e seus nomes mais importantes foram: Justino, Tertuliano, Atenágoras, Orígenes, Clemente, Eusébio, Santo Ambrósio, São Gregório Nazianzo, São João Crisóstomo, Isidoro de Sevilha, Beda e Boécio.

A Filosofia Medieval ocorre entre os séculos V e XV na Europa e, sofrendo grande influência do catolicismo e por isso tem por sua maioria temas religioso. Neste período se destacam Santo Agostinho e São Tomas de Aquino, que são os primeiros a justificar suas crenças e a fé com base na razão. Nesse período também surgi à escolástica, movimento cujos filósofos retomam a ideia de Platão e Aristóteles buscando provar a existência de Deus e da alma humana.

A Filosofia da Renascença ocorreu entre os séculos XIV e XVI, entre o final da idade média e o iluminismo, ela é marcada pela agitação econômica causada pelas grandes navegações. Com isso os nobres passam a investir mais na educação de seus filhos e logo o conhecimento culto de texto e filosofia antes restritos à igreja passam a ser estudado por pessoas de fora do Clero, o que mais tarde viria ajudar a causar à reforma protestante que teria como consequência a contra reforma.

Esse período é marcado pela discussão da relação entre Deus e Homem, em questões como: Quem manda é Deus ou o livre arbítrio do homem? O homem é o dono de seu destino? Isso ocorre em 3 grandes correntes filosóficas que são: A Magia natural, o homem como dono do seu destino, democracia versus teocracia

A Filosofia Moderna é dividida em quatro períodos a Filosofia do Renascimento, Filosofia do século XVII, Filosofia do século XVIII e a Filosofia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com