TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Presocráticos

Resenha: Presocráticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2015  •  Resenha  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 2

Os pré-socráticos foram os primeiros pensadores que, nas cidades gregas da Ásia Menor por volta do séc. VI a.C., procuraram desenvolver formas de explicação da realidade natural, do mundo que os cercava, independentemente do apelo a divindades e a forças sobrenaturais. É nesse sentido que dizemos que os filósofos pré-socráticos romperam com a tradição mítica, e é por isso também que denominamos seu pensamento denaturalista, por visar explicar a natureza a partir dela própria, entender os fenômenos com base em causas puramente naturais.

Parmênides e Heráclito foram ambos ativos em torno de 500 a.C.; Heráclito em Éfeso, na costa da Ásia Menor, e Parmênides em Eleia, no Sul da Itália. Parmênides e Heráclito representam correntes de pensamento rivais na filosofia grega, e o conflito entre essas correntes marcará profundamente a obra de Platão, que procurará superá-lo, de certa forma conciliando as duas posições. Supõe-se que Parmênides desenvolveu seu pensamento, aqui expresso nos fragmentos de um poema, pelo menos em parte, como uma crítica senão diretamente a Heráclito, ao menos àcorrente por este representada, os mobilistas, os filósofos que valorizavam o movimento na descrição da realidade.

As¬sociamos Parmênides à tese segundo a qual só existe uma única realidade (monismo) que não muda jamais. O pensamento de Parmênides é monista, ou seja, baseia-se em uma con¬cepção de unidade (monos) ou totalidade do real para além do movimento, por ele considerado uma característica apenas aparente das coisas. Se o homemseguir a via do pensamento e não a da opinião, mutável e variável, encontrará a verdadeira realidade, a unidade subjacente à diversidade das coisas. É nesse sentido que Parmênides é considerado o filósofo do Ser (to eon), da realidade única, subjacente à pluralidade dos fenômenos, sendo visto como um precursor da metafísica. Heráclito é, por outro lado, associado àquele que postula a existência de uma mudança permanente, pois "tudo flui", "a unidade dos contrários" sendo aquilo que sustenta o mundo. Heráclito parte do movimento como a questão mais básica em nosso entendimento do real; sua concepção filosófica pode ser considerada dialética no sentido de que vê no conflito (polemos, frag. 53) entre os opostos a causa do movimento (frags. 8, 10, 31, 49a, 90, 91). Sua visão de realidade é profundamente dinâmica, encontrando a unidade na multiplicidade. Heráclito é também o filósofo do logos, cujo sentido em seu pensamento é difícil de precisar, parecendo indicar a racionalidade do real e a possibilidade de explicá-lo.

Referências:

MARCONDES, Danilo. Textos básicos de filosofia: dos pré-socráticos a wittgestein. Zahar, 2011.

STOKES, Philip. Os 100 pensadores essenciais da filosofia: dos pré-socráticos aos novos cientistas. DIFEL, 2013.

PRADEAU, Jean-François. História da Filosofia. Vozes; Rio de Janeiro : PUC-Rio, 2012.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com