TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais Os Três Conjuntos De Questões Que Organizam A Atitude Filosófica

Exames: Quais Os Três Conjuntos De Questões Que Organizam A Atitude Filosófica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/1/2015  •  216 Palavras (1 Páginas)  •  1.191 Visualizações

Quais os três conjuntos de questões que organizam a atitude filosófica?

Por que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos e fazemos o que fazemos? Isto é, quais os motivos, as razões e as causas para pensarmos o que pensamos, dizemos o dizemos, fazemos o que fazemos?

O que queremos pensar quando pensamos, o que queremos dizer quando falamos, o que queremos fazer quando agimos? Isto é, qual é o conteúdo ou o sentido do que pensamos, dizemos ou fazemos?

Para que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos, fazemos o que fazemos? Isto é, qual a intenção ou a finalidade do que pensamos, dizemos e fazemos, dizemos ou fazemos?

Filosofia como saber a respeito da realidade externa ao pensamento e acerca da realidade interna aos seres humanos?

A filosofia é identificada com a atividade de algumas pessoas que pensam sobre a vida moral, dedicando-se a contemplação do mundo e dos outros seres humanos para aprenderem e ensinar a controlar seus desejos, sentimentos e impulsos e a dirigir a própria vida de modo ético e sábio. A filosofia seria uma escola de vida ou uma arte do bem viver; seria uma contemplação do mundo e dos homens para nos conduzirem a uma vida justa, sabia e feliz, ensinando-nos o domínio sobre nos mesmos, sobre nossos impulsos, desejos e paixões.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com