TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Ng. Tr. E Rel. Sindicais

Artigos Científicos: Atps Ng. Tr. E Rel. Sindicais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2013  •  1.659 Palavras (7 Páginas)  •  1.338 Visualizações

Página 1 de 7

ETAPA 1 (tempo para realização 03 horas )

 Aula-tema: Fundamentos do Direito do Trabalho. Noções básicas sobre a evolução do Direto do Trabalho, sobre sua evolução e direito constitucional do trabalho.

Essa atividade, a ser realizada em grupo, é importante para que vocês saibam as normas de trabalho para a contratação e manutenção de um contrato de trabalho.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

Defina com a equipe um tipo de empresa que será criada e utilizada como estudo de caso. Definir o principal ramo de atividade dessa organização e a possível localização dessa nova empresa. Com a organização definida, discutir com a equipe os pontos importantes da empresa. Para orientar essa identificação, realizar as seguintes ações:

1. Descrever detalhadamente a nova empresa (nome, localização, segmento em que atua, porte/tamanho, missão e valores, justificativa da escolha do ramo da organização da empresa. É importante descrever a atividade da empresa o número de funcionários que serão necessários para a abertura da mesma.

1 Consulte o Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Unianhanguera. Disponível em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

CST em Gestão em Recursos Humanos - 3ª Série - Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas

Luiz Antonio Camillo Carvalho

Pág. 4 de 9

Passo 2 (Equipe)

Analise a imagem abaixo e escrever um síntese da evolução do trabalho e das relações de trabalhos, com no máximo 500 palavras. A síntese deve retratar a evolução do trabalho e da proposta da empresa que está sendo criada.

Fonte: http://gaboisagamer.tumblr.com/post/977739010/pc-moment-of-the-day-pc-and-pixel-evolution

Passo 3 (Equipe)

Pesquise na Biblioteca da sua Unidade, livros que retratem Fundamentos do Direito do Trabalho. História do direito do trabalho, sua evolução e direito constitucional do trabalho, fazer uma leitura detalhada a fim de compreender como ocorre o Direito do Trabalho. Fazer um resumo de 500 palavras.

Sugestões de Leitura

1. Capítulos I ao VII –“Elementos de Direito do Trabalho e Processo Trabalhista”, de Francisco Meton Marques de Lima (bibliografia básica do Plano de Ensino – PEA)

1.1 Capitulo 2 da Constituição Brasileira de 1988, lei 4.725, de 13/17/1965 e o Art. 611 da CLT

Passo 4 (Equipe)

Elabore um relatório com as informações da empresa, a síntese da análise da imagem e o resumo, de acordo com as normas de Trabalhos Acadêmicos, com no mínimo 2 e no máximo 5 folhas de sulfite. Entregar para o professor da disciplina.

CST em Gestão em Recursos Humanos - 3ª Série - Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas

Luiz Antonio Camillo Carvalho

Pág. 5 de 9

ETAPA 2 (tempo para realização 03 horas )

 Aula-tema: Princípios, renuncia, transação do direito do trabalho. Relações de trabalho empregado X empregador. Trabalho rural e terceirização

Essa atividade, a ser realizada em grupo, é importante para se compreender o motivo do surgimento dos sindicatos, bem como, sua manutenção e aquisição de força no decorrer dos tempos até os dias atuais.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

Pesquise na Biblioteca da sua Unidade, livros que retratem Direito do trabalho, relações de trabalho e sindicato, Acordo Coletivo, Convenção Coletiva, Dissídio da Categoria, Trabalhador Autônomo, Trabalhador Rural, Trabalhador Doméstico, Terceirização, Empreitada. Fazer uma leitura detalhada.

Sugestões de Leitura

1 Capítulos VIII a XIII –“Elementos de Direito do Trabalho e Processo Trabalhista”, de Francisco Meton Marques de Lima (bibliografia básica do Plano de Ensino – PEA).

1.1 Parte II - Contratos de Trabalhos – Manual Práticos das Relações Trabalhistas, de Claudia Salles Vilela Vianna.

Passo 2 (Equipe)

Pesquise na internet, convenções coletivas, acordos coletivo e dissídio coletivo referente à empresa que o grupo vai constituir, exemplos:

1 Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos. Disponível em:

<https://docs.google.com/a/aedu.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B9lr9AyNKXpDYjI4NzRmOGQtZmZjNC00NjQ3LTgzMjAtYzU5NWIzZjM2MjRl&hl=en_US> Acesso em: 31 ago. 2011.

2 Convenção Coletiva de Trabalho 2011/2013. Disponível em:

<http://www.sticmb.org.br/canaldoassociado-convencoes/9;convencao-coletiva-de-trabalho-20112013-da-construcao-civil >. Acesso em: 31 ago. 2011

Passo 3 (Equipe)

Reunir-se com a sua equipe para debater a seguinte questão:

Qual a principal evolução obtida pelo sindicalismo brasileiro ao compararmos a situação do sindicato desde seu surgimento ate os dias de hoje?

Passo 4 (Equipe)

Elabore, com o seu grupo, uma resenha sobre a evolução dos sindicatos e os benefícios que conquistaram para os colaboradores. O texto deve ter no mínimo 2 e no máximo 4 páginas, de acordo com as Normas de Trabalhos Acadêmicos. Entregar para o professor da disciplina.

CST em Gestão em Recursos Humanos - 3ª Série - Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas

Luiz Antonio Camillo Carvalho

Pág. 6 de 9

ETAPA 3 (tempo para realização 04 horas )

 Aula-tema: Contratos de trabalho. Formas, efeitos e duração do contrato de emprego. Repouso, férias, remuneração e salário.

Essa atividade é importante para compreender qual a relação existente entre a empresa e os Sindicatos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com