TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é a única sociedade natural

Ensaio: Qual é a única sociedade natural. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  Ensaio  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 2

1 – A ordem social é um direito que decorre da natureza?

R.: Não, ela está fundamentada em convenções.

2 – Qual é a única sociedade natural?

A única sociedade natural é a família, ela é também a mais antiga. Esta é formada, basicamente, por pais e filhos, estes convivem debaixo do mesmo teto até a independência dos herdeiros. Mas, se continuarem morando junto passa a ser então voluntário, e, não por necessidade.

3-A moralidade pode resultar da força? É a força que faz o direito?

O mais forte nunca é suficientemente forte para ser sempre o senhor se não transformar a sua força em direito e a obediência em dever. Daí o direito do mais forte, direito conseguido aparentemente por ironia e, na realidade, estabelecido em princípio: mas será que nunca nos é explicada esta palavra? A força é um poder físico; não vejo que moralidade pode resultar dos seus efeitos. Ceder à força é um ato de necessidade, não de vontade; é, quando muito, um ato de prudência. Em que sentido poderá constituir um dever?

Consideremos um momento este pretenso direito. Penso que dele resulta um imbróglio inexplicável, pois sempre que é a força que faz o direito, o efeito muda com a causa; qualquer força que se sobrepõe à primeira sucede ao seu direito. A partir do momento em que se pode desobedecer impunemente, pode-se desobedecer legitimamente, e, visto que o mais forte tem sempre razão, apenas importa conseguir ser o mais forte. Mas, afinal, que é um direito que desaparece quando a força cessa? Se se tem de obedecer pela força, não é preciso obedecer por dever e, se não se é forçado a obedecer, já não se é obrigado a obedecer. Vemos portanto que esta palavra "direito" não acrescenta nada à força; neste caso, não significa absolutamente nada.

Obedecei aos poderes. Se isso quiser dizer «cedei à força», o preceito é bom, mas supérfluo, e garante que nunca será violado. Todo o poder vem de Deus, não hesito em confessá-lo; mas todas as doenças também são por Ele mandadas. Quer isto dizer que é proibido chamar o médico? Imaginemos que um bandido me surpreende numa mata: não só tenho forçosamente de lhe dar a bolsa, como, quando pudesse tirar-lha, sou em consciência obrigado a dá-la? Porque é bom não esquecer que a pistola que ele tem é também um poder.

Convenhamos portanto que não é a torça que faz o direito e que apenas se é obrigado a obedecer aos poderes legítimos.

4 – O HOMEM POSSUI ALGUMA AUTORIDADE NATURAL SOBRE SEU SEMELHANTE?

Nenhum homem tem autoridade natural sobre o seu semelhante e, uma vez que a força não produz nenhum direito, restam as convenções como base legítima de toda autoridade entre os homens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com