TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionario De Filosofia

Artigos Científicos: Questionario De Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  920 Palavras (4 Páginas)  •  819 Visualizações

Página 1 de 4

Questionário de filosofia

1- Explique:

a) Bom senso

Para Antônio Gramsci, o “senso comum” expressa uma postura predominantemente passiva; cada sujeito se limita a adotar critérios, comportamentos, modos de sentir e de pensar que predominam na sua sociedade ou no seu grupo. O “senso comum”, então se inclina para a adaptação ao meio, às circunstâncias. De acordo com a distinção elaborada por Gramsci, o “senso comum” incorpora elementos difusos de alguns conhecimentos adquiridos, porém tende a dissolvê-los num sistema ideológico impregnado de resignação e conformismo. Instalado nele, o indivíduo enquadra seu pensamento na moldura dos preconceitos da sua cultura, da média das ideias constituídas do seu grupo. E não se aventura a elevar-se ao nível das ideias constituintes, quer dizer, à esfera dos pensamentos novos sobre coisas novas. Enquanto o “senso comum” tende, inconscientemente, a preservar as certezas subjetivas que o estruturam, recusando-se a rever a base de suas crenças.

b) Senso comum

O “bom senso” é o movimento espiritual pelo qual o sujeito assume uma disposição crítica e, com os instrumentos de que dispõe, enfrenta o desafio de refletir por conta própria sobre as coisas. E o “bom senso” abre caminho para o uso transformador dos conhecimentos, para o questionamento das condições existentes. Para inovações.

O “bom senso” é por sua própria natureza um tanto desconfiada, inquieto, e não se satisfaz como que lhe ensinaram, porque tem consciência de que o conhecimento precisa ser sempre enriquecido, revisto e aprofundado. Ele é capaz de se debruçar autocriticamente sobre suas próprias convicções, refletindo sobre elas (devemos lembrar que refletir vem do latim reflectere, que etimologicamente significa debruçar-se, flectere, outra vez, re, sobre alguma coisa, não se dando por satisfeito com a primeira impressão obtida a respeito dela).

c) Philodoxo

R: Pessoas simples, amantes da opinião.

d) Philosopho

R: Intelectuais profissionais, bom senso, amantes do saber.

2- Comente os principais pensamentos:

a) Pré-socráticos

Eles preocupavam-se em investigar o principio que dá origem a todas as coisas (phisys) construindo explicações racionais (não místicas) para essas indagações.

b) Clássicos (Socráticos)

Preocupava-se com a politica, a ética e o conhecimento. Não se apresenta como sábio “sei que nada sei”; “conheci- te a ti mesmo”. Usava a filosofia por meio de dialogo-metodo dialético e nada cobra por isso; busca pela verdade (episteme), amigo do saber (philosopho).

c) Sofistas

Ensinam por discursos eloquentes e não diálogos cobram por seus ensinamentos, desacreditam na possiblidade de se conhecer a verdade universal-relativistas; preocupação em persuadir e não com a busca da verdade; praticantes da retorica; apresentam-se como sábios amantes da opinião (philodoxo).

Filos: Definição e importância para o exercício à cidadania.

Todos os homens são filósofos (lidam com a filosofia no dia-a-dia direta ou indiretamente)

3- Explique por que os filósofos abaixo sofreram preconceito:

a) Sócrates

Sócrates nunca escreveu suas opiniões, pois preferia expô-las em praça publica a vista de todos, e entre seu publico a maioria eram jovens, que ao verem Sócrates expondo suas críticas resolveram imita-lo tornando seus discípulos, isso acabou gerando grande comoção e Sócrates passou a se tornar uma ameaça não só aqueles jovens mais também ao sistema democrático que não concordava com as ideias de Sócrates o acusando de ser aliciador de jovens com isso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com