TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionario De Filosofia E Etica

Pesquisas Acadêmicas: Questionario De Filosofia E Etica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  1.517 Palavras (7 Páginas)  •  1.390 Visualizações

Página 1 de 7

1- Quais condições possibilitaram o surgimento da Filosofia?

R.No período que se estudavam os mitos e suas origens, as explicações existentes não eram suficientes para levar as pessoas a acreditarem em tais explicações, surge então a filosofia, uma forma de conhecimento capaz de explicar as diversas mudanças e maravilhas que ocorriam na natureza. Tendo alguns fatos históricos para fortalecê-la comoas viagens marítimas, a invenção do calendário, invenção da moeda, surgimento da vida urbana , invenção da escrita alfabética e a invenção da política.

Neste contexto a filosofia surge como "a mãe de todas as ciências". Podemos resumir que a filosofia consiste no estudo das características mais gerais e abstratas do mundo e das categorias com que pensamos: Mente (pensar), matéria (o que sensibiliza noções como quente ou frio sobre o realismo), razão (lógica), demonstração e verdade.

2- Quais as diferenças temáticas entre os pré-socráticos e os filósofos do período clássico?

R. Os pré-socráticos confiavam em uma interpretação racional e materialista do universo, negavam a cosmogonia(mitos) e construíram a cosmologia (razão), buscavam a origem das coisas na natureza. Para os filósofos clássicosa filosofia era a busca e não posse da verdade, buscavam o que era o bem e o justo, o conhecimento reside no próprio interior do homem.

Os Pré-Socráticos

Essência: descobrir, com base na razão e não na mitologia, o princípio único (o arché, grego) existente em todos os seres físicos.

Os Período Clássico Ou Grego Romano.

Essência: interesse no homem e nas suas relações em sociedade, com predominância das questões metafísicas e morais.

3- Como Platão supera as doutrinas dos pré-socráticos?

R.Platão acreditava que existia dois tipos de realidades a inteligível e a sensível. A inteligível é uma realidade imutável, já a sensível é todas as coisas que nos afetam os sentidos, realidades dependentes, mutáveis e são imagens da realidade inteligível

Heráclito disse que só havia mudança

Parmênides, que só havia identidade

Platão postulou que a mudança é característica do mundo sensível, e que a identidade é característica do mundo das idéias: logo, Platão superou os dois anteriores, não negando-os, mas unificando-os, afirmando que a "fluidez" das coisas é "captada e identificada" porque nos remetemos ás formas inteligíveis.

O que foi o período dos pré-socráticos

4- Em que sentido a metafísica aristotélica critica a teoria das ideias de Platão?

R: A teoria das idéias de Platão busca a mundo inteligível para além do mundo sensível, acredita que estamos em um mundo que não é real, tudo que vemos tocamos, ou até o somos não é realidade. A metafísica de Aristóteles une a realidade sensível e inteligível, a essência universal das coisas nas próprias coisas.

Aristóteles, discorda das concepções platônicas ao afirmar a existência de um bem universal, único, independente e sendo causa final não pode ser considerado como um princípio transcendental, conforme afirmara Platão.

Ao colocar o bem como uma finalidade das nossas ações, conclui que ele só pode acontecer quando refletir uma felicidade, uma suficiência desejada por si mesmo, em que honra, prazer, inteligência e virtudes são buscadas.

5- Explique porque os filósofos clássicos (Sócrates, Platão e Aristóteles) se opõem aos sofistas?

R. Os sofistas além de cobrarem pela tarefa de ensinar, ao contrário dos filósofos clássicos, estavam mais preocupados ao apego da mera opinião do que a verdade, e sua noção de justiça era relativizada igualando-se ao conceito de lei, já para os filósofos clássicos o mais importante era a busca pela verdade, e nem sempre a lei era justa.

Simplesmente porque os sofistas cobravam por seus ensinos, mas isso não

necessariamente era mal visto pela sociedade da época, afinal, todos que utilizam suas profissões merecem ser remunerados. O que provavelmente mais incomodava os filósofos era o fato dos sofistas dizerem que eram mestres principalmente no ensino das virtudes (areté). Sócrates dizia que a sabedoria era algo a ser conquistado livremente, gratuitamente e partilhada com todos. O outro ponto de incômodo dos filósofos era a presunção do ensino ético, pois os sofistas se diziam sabedores e mestres das virtudes. Ora, para os filósofos a virtude não era um produto de mercado; “virtude” é saber, aliás, um tipo de saber especial, que na visão de Sócrates não é possível de ser ensinado. Para Aristóteles a virtude é adquirida na prática ou pelo hábito e depende da vontade de cada um se habituar ao bem, afinal, o hábito é construído no dia-a-dia como um ato extremamente

particular. O fato também de serem nômades acarretava uma certa

discriminação por parte dos filósofos, Isso era considerado desrespeito a um valor grego do apego ao lugar, por isso, eram vistos como estrangeiros e mercenários de vida errante. Eram principalmente competidores nos discursos como se estivessem travando uma guerra e em seguida eram aclamados por uma platéia.

6- Qual foi a contribuição logica e politica dos sofistas?

R. os sofistas desenvolveram a arte da retórica da eloquência e da gramática, que favoreceu o desenvolvimento do discurso jurídico, pregavam que a lei seria responsável pela libertação humana da barbárie.

Também na lógica e na retórica sabe-se terem sido desenvolvidas técnicas bastante úteis na arte de influenciar e argumentar, e que a eles se devem.

7- Os sofistas, mestres da retórica, ensinam a arte da persuasão. Quais as vantagens desse instrumento na democracia e quais seus riscos?

Para que haja democracia é necessário que maioria tenha a mesma decisão ou apoie a mesma causa sendo que, parte dessas pessoas decidem por si só, mas para convencer a maioria delas é preciso usar a persuasão. E talvez os argumentos usados para convencer podem não ser verdadeiros.

Os riscos desse metodo é que os argumentos usados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com