TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia - Ética E Política

Dissertações: Filosofia - Ética E Política. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  1.319 Palavras (6 Páginas)  •  555 Visualizações

Página 1 de 6

ÉTICA E POLÍTICA

• Política

A política é o estudo de temas como liberdade, justiça, propriedade, direitos, legislação, e à execução de um código legal de autoridade. Em um vernáculo, o sentido da filosofia política, muitas vezes refere-se a uma visão geral, ou ética específica, credo político ou atitude, sobre a política que não necessariamente pertencem à disciplina técnica da filosofia.

Filosofia política pode ser definida como a reflexão filosófica sobre a melhor forma de organizar nossa vida coletiva - nossas instituições políticas e nossas práticas sociais, como o nosso sistema econômico e nosso padrão de vida familiar. Filósofos políticos procuram estabelecer princípios básicos que, por exemplo, justificar uma forma particular de Estado, mostram que os indivíduos têm certos direitos inalienáveis, ou nos digam como recursos de uma sociedade material deve ser compartilhada entre os seus membros. Isso geralmente envolve análise e interpretação de idéias como liberdade, justiça, autoridade e democracia e, em seguida, aplicá-las de forma crítica às instituições sociais e políticas que existem atualmente. Alguns filósofos políticos tentaram, principalmente, justificar os regimes próprios de sua sociedade, outros pintaram imagens de um estado ideal ou um mundo ideal social que é muito diferente de tudo que temos.

Filosofia política tem sido praticada durante o tempo que os seres humanos têm considerado os seus acordos coletivos não como imutável e parte da ordem natural, mas como potencialmente abertos à mudança e, portanto, como estando em necessidade de justificação filosófica. Ela pode ser encontrada em muitas culturas diferentes, e tomou uma grande variedade de formas.

Há duas razões para esta diversidade. Primeiro, os métodos e abordagens utilizadas pelos filósofos políticos refletem as tendências gerais filosóficos de sua época.

Desenvolvimentos na epistemologia e ética, por exemplo, alteram os pressupostos em que a filosofia política pode prosseguir. Mas em segundo lugar, a agenda do filósofo político é em grande parte definido pelas questões políticas do dia. Na Europa medieval, por exemplo, o bom relacionamento entre Igreja e Estado tornou-se uma questão central na filosofia política; no início do período moderno o argumento principal era entre os defensores do absolutismo e aqueles que tentaram justificar um estado, limitado constitucional. No século XIX, a questão social - a questão de como uma sociedade industrial deve organizar sua economia e seu sistema de bem-estar veio à tona. Quando estudamos a história da filosofia política, portanto, vemos que ao lado de algumas questões perenes - como pode uma pessoa que nunca justificadamente reivindica a autoridade para governar outra pessoa, por exemplo? - Há algumas grandes mudanças: nas questões abordadas, na linguagem usada para resolvê-los, e nas premissas subjacentes em que o filósofo político repousa argumento dele ou dela.

Uma questão que imediatamente se coloca é se os princípios que os filósofos políticos estabelecem devem ser considerados como tendo validade universal, ou se eles devem ser vistos expressando os pressupostos e os valores de uma determinada comunidade política. Esta questão sobre o alcance e status da filosofia política tem sido intensamente debatido nos últimos anos. Ele está intimamente ligado a uma pergunta sobre a natureza humana. Para justificar um conjunto de acordos coletivos, uma filosofia política deve dizer algo sobre a natureza do ser humano, sobre suas necessidades, suas capacidades, sobre se eles são principalmente egoísta ou altruísta, e assim por diante. Mas podemos descobrir traços comuns de seres humanos em todos os lugares, ou caráter das pessoas predominantemente moldada pela cultura em particular a que pertencem?

Se examinarmos as principais obras da filosofia política nos séculos passados, eles podem ser divididos basicamente em duas categorias. Por um lado existem aqueles produzidos por filósofos, elaboração de sistemas filosóficos gerais, cuja filosofia política flui para fora e faz parte integrante desses sistemas. Principais filósofos que fizeram contribuições substanciais para o pensamento político incluem Platão, Aristóteles, Agostinho, Tomás de Aquino, Hobbes, Locke, entre outros. Por outro lado, há pensadores sociais e políticos cuja contribuição para a filosofia como um todo tem tido significado duradouro pouco, mas que fizeram contribuições à filosofia política influente especificamente.

• Ética

Ética é um ramo da filosofia que aborda questões sobre a moralidade - ou seja, conceitos como o bem e o mal , o certo e o errado, a virtude e vício , justiça e criminalidade.

Filósofos de hoje costumam dividir as teorias éticas em três áreas gerais: a metaética, que estuda os aspectos, a ética normativa que é uma investigação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com