TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário De David Hume

Ensaios: Questionário De David Hume. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/2/2014  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  640 Visualizações

Página 1 de 2

1.As setes relações filosóficas são:

a) Semelhanças

b) Identidade

c) De relação (tempo e lugar)

d) De quantidade (graus)

e) De negação (contrariedade)

f) De causalidade (causação)

2. Estas relações são grupadas em 2 classes:

a) A classe das relações que são invariáveis; dependentes das ideias são determinadas unicamente pela analise das mesmas. Ex. é a partir analise da ideia de triangulo que deduzimos a relação de igualdade entre seus 3 ângulos.

b) A classe das relações que são variáveis; dependentes das ideias e da experiência são determinadas pela analise e síntese de diferentes fontes, podem se alterarem sem que a (s) ideia(s) mude (m). Ex. chegamos à relação de causa e efeito através da experiência que permite determinar a associação de objetos ou eventos diferentes em termo de geração.

3. As relações que são possíveis de conhecimento e certeza são as 4 seguintes:

a) A semelhança/igualdade

b) A contrariedade/negação

c) A qualidade

d) A quantidade

4-

As 3 relações são:

semelhança/igualdade, a contrariedade/negação e a qualidade.

Elas são aprendidas pela intuição e não por raciocínio/deduções. Exprimem juízos analíticos.

5- o que é gemetria?

A geometria é por natureza uma arte técnica cujo papel é servir para determinar as proporções das figuras. Sofre do defeito de nunca atingir uma precisão e exatidão perfeita. Logo não é uma ciência infalível, isto é, não pode enunciar proposições cuja certeza é absoluta.

6-

6-

São um principio que defende a origem das ideias ser as impressões (percepções), pois embora o pensamento pareça ilimitado, seu poder criador está restrito à composição, transposição, aumento e diminuição dos “materiais” fornecidos pela experiência (“externa” ou “interna”). Esses materiais são as impressões. Hume então propõe como principio fundamental que todas as ideias são copias de impressões. Para “prova-lo” fornece dois argumentos:

1- Quando submetemos nossas ideias a analise, vemos que as mesmas sempre são compostas de ideias simples as quais foram copiadas de uma impressão procedente. Hume transfere ao adversário a tarefa de encontrar uma ideia cujos elementos não sejam provenientes de impressões.

2- Quando, devido a um defeito do órgão sensório ou à falta do objeto do sentido, alguém nunca teve determinada impressão (percepção), verifica-se que também não possui a ideia correspondente.

Hume reconhece que pode haver uma exceção ao principio geral proposto: a formação, pela imaginação, da ideia de determinada tonalidade de azul, por exemplo, a partir da impressão da série de todas as demais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com