TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Racismo E Xenofobia

Monografias: Racismo E Xenofobia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  1.350 Palavras (6 Páginas)  •  1.086 Visualizações

Página 1 de 6

O Racismo e a Xenofobia

Introdução

Neste trabalho vamos falar sobre o racismo e a xenofobia, que é um tema falado por todo o mundo. Já todos falaram ou ouviram falar neste tema. Há muita coisa para dizer e para aprender sobre este tema e neste trabalho vamos tentar abordar os aspectos mais importantes, com o objectivo de ficarem a conhecer um pouco mais sobre este tema.

Racismo

A palavra racismo tem origem na junção de dois termos: raça e “ismo”, sendo raça a palavra mãe.

Racismo = Raça + “ismo”

Para percebermos o significado da palavra racismo temos de entender o que significa realmente a palavra raça.

Raça é o grupo de indivíduos pertencentes a um tronco comum e que apresentam particularidades análogas entre os membros da mesma espécie.

A palavra raça teve origem no latim, de ratio, que significa espécie.

Racismo é acreditar que é possível hierarquizar a espécie humana utilizando como critério a "qualidade" das várias variantes geográficas.

O racismo é a tendência do pensamento, ou do modo de pensar em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras. Onde existe a convicção de que alguns indivíduos e a sua relação entre características físicas hereditárias, e determinados traços de carácter e inteligência ou manifestações culturais, são superiores a outros.

Os racistas definem uma raça como sendo um grupo de pessoas que têm a mesma ascendência. Diferenciam as raças com base em características físicas como a cor de pele e o aspecto do cabelo. Investigações recentes provam que a “raça” é um conceito inventado. A noção de “raça” não possui qualquer fundamento biológico. A palavra “racismo” é igualmente usada para descrever um comportamento abusivo ou agressivo para com os membros de uma “raça inferior”.

Uma forma relativamente recente de racismo, por vezes denominada “diferenciação étnica ou cultural”, defende que todas as raças e culturas são iguais, mas não se deviam misturar, de maneira a conservar a sua originalidade. Não há nenhuma prova científica da existência de raças diferentes. A biologia só identificou uma raça: a raça humana.

"O racismo começa quando a diferença, real ou imaginária, é usada para justificar uma agressão. Uma agressão que assenta na incapacidade para compreender o outro, para aceitar as diferenças e para se empenhar no diálogo".

Frase citada por Mário Soares

“Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, sempre vai existir guerra.”

Frase citada por Bob Marley

Xenofobia

A palavra xenofobia, advém da junção de dois termos: xeno e fobia.

A palavra xeno está relacionada com a formação de palavras que exprime a ideia de estrangeiro ou estranho.

Fobia é o medo patológico, aversão impossível de conter.

Xenofobia = Xeno + Fobia

Xenofobia = Medo injustificado perante estranhos ou estrangeiros.

Xenofobia quer dizer ter medo, contra e não gostar de outras raças e culturas. Muitas vezes é característica de um nacionalismo excessivo. A xenofobia é um medo intensivo e descontrolado em relação a pessoas ou grupos diferentes, com as quais nós habitualmente não contactamos. A xenofobia usa-se principalmente nos países desenvolvidos (Europa, América do sul e Norte e pouca existência na Ásia).

“Se fôssemos todos iguais a vida não teria graça.”

Frase citada por Carole Mendes

Alguns meios de combate à discriminação

Discriminação racial é qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência em função da raça, origem, cor ou etnia, que tenha por objectivo ou produza como resultado a anulação ou restrição do reconhecimento, fruição ou exercício, em condições de igualdade, de direitos, liberdades e garantias ou de direitos económicos, sociais e culturais.

Legislação que proíbe as discriminações no exercício de direitos, por motivos baseados na raça, cor, nacionalidade ou origem étnica: Lei nº 134/99, de 28 de Agosto; Decreto-Lei nº 111/2000, de 4 de Julho.

- A igualdade é a característica do que é igual. O que significa que nenhuma pessoa é mais importante que outra, quaisquer que sejam os seus pais e a sua condição social. Naturalmente, as pessoas não têm os mesmos interesses e as mesmas capacidades, nem estilos de vida idênticos. Consequentemente, a igualdade entre as pessoas significa que todos têm os mesmos direitos e as mesmas oportunidades. No domínio da educação e do trabalho, devem dispor de oportunidades iguais, apenas dependentes dos seus esforços. A igualdade só se tornará uma realidade quando todos tiverem, em termos idênticos, acesso ao alojamento, à segurança social, aos direitos cívicos e à cidadania.

- O interculturalismo consiste em pensar que nós enriquecemos através do conhecimento de outras culturas e dos contactos que temos com elas e que desenvolvemos a nossa personalidade ao encontrá-las. As pessoas diferentes deveriam poder viver juntas apesar da sua diferença cultural. O interculturalismo é a aceitação e o respeito pelas diferenças.

- Inovação e boas práticas: promover e aprender

Com base na iniciativa comunitária EQUAL, o Fundo Social Europeu (FSE) para o período 2007-2013 centra-se no reforço da integração social das pessoas e no combate à discriminação. O programa PROGRESS completa a actividade do FSE nos domínios da igualdade entre homens e mulheres e do combate à discriminação. A nova geração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com