TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas às perguntas sobre Filosofia

Exam: Respostas às perguntas sobre Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  Exam  •  1.226 Palavras (5 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 5

1-Chauí (2000) afirma a partir de que tempo começou a filosofia a ter interesse pelo conhecimento?

R: Segundo Chauí, os filósofos se preocupam com o conhecimento desde os primórdios. Para tanto, basta levarmos em conta o fato de afirmarem que a realidade é racional e que podemos conhecer porque somos racionais;a nossa razão é parte da racionalidade do mundo, dela participando.

2-Explique “Não podemos banharmos duas vezes no mesmo rio, porque ás águas nunca serão as mesmas e nós nunca somos os mesmos”

R:As coisas sensíveis não são eternas, mas estão em constante transformação.Um exemplo somos nós mesmos. Hoje quando acordamos não somos os mesmos que ontem, alguma coisa mudou em nós, e daqui a uma hora não seremos o que somos agora.

3-O que era a verdade para Sócrates?

R: Afirmava que a verdade pode ser conhecida, mas primeiro devemos afastar as ilusões dos sentidos e das palavras ou de opiniões e alcançar a verdade apenas pelo pensamento.Os sentidos nos dão as aparências das coisas e as palavras, meras opiniões sobre elas.Conhecer é passar da aparência a essência, da opinião ao conceito, do ponto de vista individual á idéia universal de cada um dos seres e de cada um dos valores da vida moral e política.

4-Como Platão diferenciava as formas de conhecimento?

R: Platão distingue quatro formas ou graus de conhecimentos, que vão do grau inferior ao grau superior:crença, opinião, raciocínio e intuição intelectual. Para ele, os dois primeiros graus devem ser afastados da filosofia –são conhecimentos ilusórios ou das aparências como o dos prisioneiros da caverna-somente os dois últimos devem ser considerados válidos. O raciocínio treina e exercita nosso pensamento, preparando –o para uma purificação intelectual que lhe permitira alcançar uma intuição das idéias ou das essências que formam a realidade ou que constituem o ser.

5-Qual a idéia trazida pelo cristianismo, importante para o pensamento filosófico?

R: A idéia de que cada ser humano é uma pessoa. Essa idéia vem do direito romano, que define a pessoa como um sujeito de direitos e de deveres.Se somos pessoas, somos responsáveis por nossos atos e pensamentos. Nossa pessoa é nossa consciência, que é nossa alma dotada de vontade, imaginação, memória e inteligência.

6-Qual a importância de Bacon e Descartes para o debate do verdadeiro conhecimento?

R: Bacon e Descartes examinaram exaustivamente as causas e as formas do erro, inaugurando um estilo filosófico que permanecerá na filosofia, isto é, a analise dos preconceitos e do senso comum.

7--Fazer uma biografia (pequena) Rousseau/Locke

*Principais obras

*Importância para a educação.

Biografia de Jean-Jacques Rousseau

Jean-Jacques Rousseau foi um importante filósofo, teórico político e escritor suíço. Nasceu em 28 de junho de 1712 na cidade de Genebra (Suíça) e morreu em 2 de julho de 1778 em Ermenoville (França). Rousseau não conheceu a mãe, pois ela morreu no momento do parto. Foi criado pelo pai, um relojoeiro, até os 10 anos de idade. Em 1722, outra tragédia familiar acontece na vida de Rousseau, a morte do pai. Na adolescência foi estudar numa rígida escola religiosa. Nesta época estudou muito e desenvolveu grande interesse pela leitura e música.

No final da adolescência foi morar em Paris e, na fase adulta, começou a ter contatos com a elite intelectual da cidade. Foi convidado por Diderot para escrever alguns verbetes para a Enciclopédia.

No ano de 1762, Rousseau começou a ser perseguido na França, pois suas obras foram consideradas uma afronta aos costumes morais e religiosos. Refugiou-se na cidade suíça de Neuchâtel. Em 1765, foi morar na Inglaterra a convide do filósofo David Hume.

De volta à França, Rousseau casou-se com Thérèse Levasseur, no ano de 1767.

Escreveu, além de estudos políticos, romances e ensaios sobre educação, religião e literatura. Sua obra principal é Do Contrato Social. Nesta obra, defende a ideia de que o ser humano nasce bom, porém a sociedade o conduz a degeneração. Afirma também que a sociedade funciona como um pacto social, onde os indivíduos, organizados em sociedade, concedem alguns direitos ao Estado em troca de proteção e organização.

Principais obras de Jean-Jacques Rousseau

- Discurso Sobre as Ciências e as Artes

- Discurso Sobre a Origem da Desigualdade Entre os Homens

- Do Contrato Social

- Emílio, ou da Educação

- Os Devaneios de um Caminhante Solitário

Importância para a educação

Rousseau combateu idéias que prevaleciam há muito tempo. Entre elas, a de que a teoria e a prática educacional, junto à criança, deviam focalizar os interesses do adulto e da vida adulta. Ele também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com