TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas às perguntas sobre filosofia

Ensaio: Respostas às perguntas sobre filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2013  •  Ensaio  •  891 Palavras (4 Páginas)  •  613 Visualizações

Página 1 de 4

Caso 1 - Os pilares do pensamento

1. Qual a importância da Filosofia?

A filosofia, no seu puro conceito, significa "amor pela sabedoria", e visa propiciar ao filósofo uma busca incansável, que se inicia com um estado de inquietação para culminar numa atitude critica diante do real e da vida.

Dentre tantos benefícios, a filosofia se importa em não se contentar com uma resposta, enquanto esta não atinja a essência, sendo considerada, por muitos, como a ciência das causas primeiras ou das razões ultimas.

Portanto a filosofia é um conhecimento que converte em problema os pressupostos das ciências sendo sempre de natureza critica, pois, uma filosofia que não é crítica não alcançará as evidências universalmente válidas.

2. Como o autor fundamenta a utilidade da filosofia nos tempos atuais?

O autor fundamenta a filosofia nos tempos atuais tendo por base quatro grandes áreas do nosso pensamento, tomados por caracterizar uma vida ideal: belo e o feio; o verdadeiro e o falso; o bom e o mau; o útil e o inútil. A partir destes pilares induz o pensamento sobre a ordem de referência destas palavras que variam de acordo com a época e com a cultura vivida.

Diante dessa análise, mostra que hoje vivemos o império do útil, seguido do belo, se for útil não precisa ser verdadeiro e se for belo não precisa ser bom.

Caso 2 - Sobre os fundamentos da Justiça

1. É possível dizer que o texto apresenta uma reflexão filosófica sobre o Direito?

Com a leitura do texto é possível dizer que ele faz, sim, uma reflexão filosófica sobre o direito.

2. Destaque uma parte do texto que justifica sua resposta anterior.

“O termo "acesso à justiça", tão propalado nos nossos dias, não diz nada além da possibilidade de acesso ao Poder Judiciário, no sentido do rompimento das barreiras que separam o cidadão da instituição destinada a proteger os seus interesses. Não diz do acesso á justiça, mas do alcance do órgão estatal que, por definição, é o lugar das lamentações em torno dos conflitos humanos gerados a partir da obrigatoriedade da coexistência a que todos estamos condenados por sentença dos deuses, desde as nossas obscuras origens.”

1. Que é Filosofia do direito?

2. Qual a utilidade da reflexão filosófica para o direito?

CASO CONCRETO 1

1) É o campo de investigação filosófica que tem por objeto o Direito. Ela pode ser definida como o conjunto de respostas à pergunta “o que é o direito?”, ou ainda como o entendimento da natureza e do contexto do empreendimento jurídico. Assim, ela não só diz respeito a perguntas sobre a natureza do fenômeno jurídico, mas ainda sobre quais elementos estão em jogo quando ele é discutido. Tem sido abordada tanto de um prisma filosófico, por filósofos de formação, quanto de um prisma jurídico, por juristas de formação.

2) Promove a possibilidade de pensar e re-pensar de forma crítica os diversos elementos que compõem o vasto universo jurídico.

1- Que critério entendia Platão como o correto para a escolha daqueles que deveriam exercer os poderes da pólis? Fundamente sua resposta.

O ideal do pensador era o governo do rei sábio, de alguém indicado à regência da sociedade por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com