TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas às perguntas sobre filosofia

Ensaio: Respostas às perguntas sobre filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/7/2014  •  Ensaio  •  1.255 Palavras (6 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 6

FILOSOFIA

1. Afinal o que é filosofia?

R: Não podemos afirmar um conceito único o que é filosofia, pois já foram elaboradas varias respostas pra definir a palavra filosofia, mas não conseguiram uma resposta definitiva. Então podemos dizer que a filosofia é uma forma para nós pensar e refletir sobre o que somos, porque vivemos o que é a verdade entre muitos outros assuntos, e tomar nossos próprios conceitos, pois através da filosofia podemos obter um entendimento mais profundo das coisas, e também podemos dizer que a filosofia é uma forma de compreensão da vida e do mundo uma nova forma de pensar.

2. O que é o homem?

R: Homem é um ser que se expressa por meio de varias linguagens, é um ser capaz de criar interdições que definem que deve ou não ser feito. Ao longo caminho da humanidade, o homem fez de si próprio as mais diversas representações, dependendo das situações e dificuldades enfrentadas na luta da sobrevivência, na tentativa de explicar o mundo que o cerca.

3. O que é cultura?

R: É tudo aquilo que resulta da criação humana, as ideias, costumes, leis, crenças, conhecimento, entre outros. A cultura também é um processo que caracteriza o homem como um ser em constante mudança, e um processo codificado; pois quando a criança nasce ela vai agir de acordo com conhecimento que é repassado a ela, conforme os costumes do ambiente em que vive; o modo de andar, brincar, se relacionar, a língua etc.

4. O que é trabalho?

R: O trabalho estabelece as formas de relação entre as pessoas, classes sociais criando relações de poder e propriedade, determinando o ritmo do nosso dia-dia. O trabalho é capaz de transformar o homem, pois através dele nós podemos desenvolver habilidades e imaginação, aprender conhecer a força da natureza e desafia La, conhecer a nossa própria força e onde podemos chegar, e também adquirir disciplina e alterar a visão de mundo e de si mesmo.

5. Que influências tem o trabalho dentro de uma cultura?

R: O trabalho influência dentro de uma cultura o modo da pessoa ser vista desenvolve valores no homem, modifica a maneira de agir, com o trabalho o homem interagi no meio cultural em que vive estabelecendo disciplina que cada tem que ter. Às vezes através do trabalho as pessoas se mostram o que é se a pessoa não trabalha dependendo da situação pode ser visto com maus olhos dentro de uma cultura, assim o trabalho influencia dentro de uma cultura podendo através dele adquirir valores, isso sendo bom para nos mesmos.

6. O que se entende por alienação?

R: É uma perda de autonomia, é se deixar levar sem ter a própria opinião. No desenvolvimento sistema capitalista o operário perde os instrumento de trabalho e a posse do produto, com isso alem dele perder o controle do produto ele acaba perdendo o controle de si mesmo, pois o produto acaba sendo mais valioso que o próprio trabalhador. Quem determina as condições de trabalho é o produto e não o trabalhador, assim os trabalhadores acabam se tornando incapazes de agir de uma forma critica e ter suas próprias iniciativas. Assim é o trabalho alienado.

1. O que é conhecimento?

R: Conhecimento é a relação que se estabelece entre o sujeito que deseja conhecer e o objeto a ser conhecido; constituindo na adaptação intelectual de um conjunto de dados a partir da observação e experiência com a finalidade de dominá-los e utilizar para entender e esclarecer a realidade onde o sujeito compreende o objeto e torna-o. Assim podemos entender que para o conhecimento é essencial a presença do sujeito conhecedor e do objeto a ser conhecido.

2. Quais as possibilidades do conhecimento?

R: O ceticismo absoluto nega totalmente nossa possibilidade de conhecer a verdade, pois o homem nada pode afirmar por nada poder conhecer com total certeza. O ceticismo relativo consiste em negar apenas parcialmente nossa capacidade de conhecer a verdade. Entre as modalidades dentro do ceticismo destacamos; Probabilismo, que propõe que nosso conhecimento é incapaz de atingir a certeza plena, o que podemos alcançar é uma verdade provável. Relativismo que entende que não existe verdade absoluta, mas apenas verdades relativas, que tem uma validade limitada há certo tempo, a um determinado espaço, em fim a um contexto histórico. Algumas ideias positivas em relação ao conhecimento; dentro das correntes principais destacamos o Racionalismo Gnosiológico, afirma ser a razão humana a verdadeira fonte de conhecimento. O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com