TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo De Direito E Sociedade

Ensaios: Resumo De Direito E Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  2.420 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO

FORTES, Wanessa Mota Freitas. Sociedade, direito e controle social.

PALAVRAS CHAVES: Homem, Direito, Sociedade.

Introdução

O homem vive em constante interação social, fazendo parte de grupos de pessoas que têm personalidades e vontades distintas, vendo no seu semelhante experiências e conhecimentos que não possui passando a ser um ser sociável. Diante disso, surgem conflitos, interesses diversos que acabam por provocar inúmeras divergências, fazendo nascer a ideia de instrumentos de controle social para manter a ordem e equilíbrio na sociedade, dentre esses controles podemos destacar a religião, a moral, as regras de trato social e o Direito.

O homem e à vida social

Alguns estudiosos explicam essa sociabilidade humana, para Platão o homem é um ser etéreo, essencialmente alma, alcança sua felicidade ao contemplar as ideias. Aristóteles apresenta a sociabilidade como sendo uma propriedade essencial do homem, sendo esse constituído de corpo e alma essencialmente. Santo Tomás de Aquino, também considera o homem como um ser naturalmente sociável, um animal social e político, vivendo em multidão, dando três exceções para á vida fora desse parâmetro: a mala fortuna, a corruptio naturae e a excellentia naturae.

Mais a frente surgem os contratualistas: Spinoza, Hobbes, Locke, Leibnitz, Vico e Rousseau. Hobbes trata o homem como sendo um ser mau, capaz de tudo para garantir seus interesses, vendo o outro como concorrente a ser dominado e destruído. Rousseau, pelo contrário, vê o homem como um ser essencialmente bom e livre, afirmando que a sociedade e os interesses privados que o corrompe, surgindo assim os conflitos.

A religião, a moral, as regras de trato social e o Direito.

Diante dos inúmeros conflitos que surgem por consequência da vida social e de interesses distintos, os instrumentos de controle social vêm para impor regras e deveres, destacando entre eles à religião, amoral, as regras de trato social e o Direito.

A religião é uma relação entre o homem e Deus, onde prepara o mesmo para uma vida supraterrena. A moral visa o aperfeiçoamento interior do homem, como a consciência nas ações humanas. As regras de trato social preocupa-se em incentivar a cortesia, o cavalheirismo, as normas de etiqueta.

O Direito controla a conduta social, visando à ordem e o bem comum, disciplinando as relações de conflitos sociais, possui maior pretensão de efetividade sendo a grande coluna que sustenta a sociedade, a disciplina da convivência.

Conclusão

Podemos concluir que Direito e Sociedade caminham juntos, não podemos existir um sem o outro. Tendo a sociedade seus indivíduos vivendo conflitos e interesses distintos, acabando com isso fazendo nascer combates no campo social. Com isso, a Direito vem para controlar, normatizar e equilibrar esse jogo de interesses, impondo regras e deveres a serem respeitados e cumpridos, sendo com um instrumento de controle social eficaz e de destaque entre outros que modelam e fazem parte do dia a dia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com