TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Retórica

Ensaio: Retórica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  Ensaio  •  1.043 Palavras (5 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 5

Webaula 1

Leia, atentamente, o trecho do texto A EXPERRIENCIA DOS CIEPs,abaixo : Controversias em torno da legitimidade de uma escola nova de Adelia Maria Miglievch Ribeiro e Paulo Sergio Ribeiro da Silva Junior , e responda:

Qual o espaço social da palavra politica ele se refere?

Refere-se ao espaço social da politica educacional e sua dificuldades de implantação de novos programas para a educação publica de qualidade.

A qual tipo de discurso politico ele se refere ?

Discurso de esquerda a respeito de politicas publicas educacionais. Quando que o CIEPs foi criado no Rio de Janeiro, estavamos saindo de uma ditadura, portanto, os CIEPs trariam uma educação de qualidade, proporcionando que crianças obtivessem um maior desenvolvimento de suas capacidades intelectuais.

Webaula 2

Leia,atentamente, o trecho do verbete retorica de Rafael Mario lorio Filho, e responda.

O que você entendeu por retórica ?

Retórica é a arte de falar bem, comunicar ,discursar bem em publico. E uma tecnica usada para convencer alguém por meio de uma oratória ou por outros meios de comunicação. Tatica utilizada em todo discurso que tem uma intenção persuasiva, pode falar-se em retorica sempre que alguém procurar convencer outrem de suas ideias. Retórica e a arte de usar a palavra, com o uso adequado um bom orador pode organizar suas ideias de modo a conseguir persuadir os outros que suas proposições são verdadeiras, levando-os a agir e pensar conforme seus intereses pessoais. Poderiamos exemplificar como bons usuarios da retórica os ocupantes de cargos eletivos como um todo.

Qual a importância da retórica para a politica?

Fundamental,o uso da retórica e a melhor arma para a conquista de apoio e adesão das massas garantindo maior legitimidade Através do discurso (texto, ideia,) e da oratória (forma de falar, transmissão da mensagem) é que o orador consegue convencer seus pares a acreditarem ou acatarem suas ideias ou posicionamento de suas concepções políticas.É atraves da retórica que governantes são eleitos e reeleitos, pela sua habilidade de usuar tal conhecimento e adequalo as diferentes camadas da sociedade.

Webaula 3

Leia com atenção as assertivas abaixo para responder sobre os contratualistas e pacto social

De acordo com o exposto acima marque a sequencia correta:

A) THOMAS HOBBES; ROUSSEAU E JOHN LOCKE

B) JOHN LOCKE; ROUSSEAU E THOMAS HOBBES

C)JOHN LOCKE; HOBBES E ROUSSEAU

D)THOMAS HOBBES; JOHN LOCKE E ROUSSEAU

E) ROUSSEAU; HOBBES E LOCKE

RESPOSTA LETRA “D”

Webaula 4

Analise a expressão "MONOPOLIO LEGITIMO DA FORÇA" utilizada por Max Weber para caracterizar o Estado.

O Estado moderno tem como uma de suas características a detenção do uso legítimo da força de maneira monopolizada o estado e o único detentor do poder e utiliza-o sobre os individuoos para organizalos e dominalos, sendo este direito amparado por lei e aceito por todos como certo e o estado o exerce por meio de seus agentes e nenhuma outra instituição ou pessoa podera execê-lo.

Webaula 5

Pergunta-se: é correto afirmar que as ilhas Malvinas indicam a necessidade de continuidade geografica do territorio do estado fim de possibilitar o exercicio da soberania?

R: Sim, porque uma das caracteristicas de soberania e ser indivisivel, sendo assim estando as ilhas malvinas fisicamente afastada, o poder soberano em exercicio é o da Grã-Bretanha, é o que se extrai do conceito de soberania: Soberano e o estado que em seu território não sofre influência externa ou internamente.

Webaula 6

Ocorreu alguma mudança importante na condição politica da Ciplastina quando foi transformada em república?Analise a questão a luz dos elementos constitutivos do estado.

R: Sim pois enquanto provincia era um território conquistado e explorado, ao se tornar republica, conquistou o reconhecimento pelos demais estados e o poder soberano passou assim a ter personalidade jurídica e soberania.

Webaula 7

Como o tema foi analisado pelo filósofo Aristóteles? O pensamento aristótelico influenciou outros pensadores, como Montesquieu?

R: Aristóteles pensava as formas de governo em duas espécies, as puras e as impuras. As primeiras seriam Monarquia, Aristocracia e Republica que após o seu auge evoluiriam para Tirania, Oligarquia e Demagogia respectivamente. O critério adotado por ele seria o do número de pessoas legitimadas no poder. Montesquieu pensava as formas de governo como Monarquia, Aristocracia e Democracia, mas com um diferencial no critério que seriam os valores, honra, virtude e ética de forma respectiva.

Quais os pontos que você considera de maior importância , no discurso de Maquiavel sobre o tema?

R: Para Maquiavel a melhor forma de governo a ser adotada é a Monarquia Absolutista na qual o monarca tem ilimitados poderes e não se submete a qualquer outro poder, ele não se obriga a cumprir as leis, pois ele as faz e pode quebrá-las com a justificativa de os fins justificarem os meios, pensa ainda que é melhor o monarca ser temido do que amado. Maquiavel foi o primeiro a pensar a República como uma forma contrária, de oposição, à Monarquia.

Webaula 8

Dentro do contexto de uma divisão dos poderes, que papel você considera que deve ser atribuido ao poder executivo?

R: Segundo Motensquiel os três poderes, é atribuído ao executivo; poder de tomar decisões e aplicar leis, cabe ao judiciário a função de julgar limitado pelo legislativo (faz leis e fiscaliza) devendo seguir estreitamente o que sugere as leis civis.

Qual você considera que é a fonte de legitimidade das decisões ou escolhas do Presidente da República?

R: A fonte de legitimidade parte do poder executivo é representado pelo Presidente. Sendo o executivo tem outros níveis de representação seria do presidente (nível Federal), do governador (nível Estadual) e do prefeito (nível Municipal) de acordo com a lei brasileira. Presidente: Como Chefe de Estado, ele representa o povo e a nação do país. Ao tomar posse no comando do Poder Executivo Federal, um dos três poderes do Estado, o Presidente se compromete a manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil. Embora, conceitualmente, o Poder Executivo faça executar as leis elaboradas pelo Poder Legislativo, o Presidente da República pode iniciar o processo legislativo. A Constituição permite que adote medidas provisórias em caso de relevância e urgência, proponha emendas à Constituição, projetos de leis complementares e ordinárias ou, ainda, leis delegadas. Da mesma forma que lhe atribui o direito de rejeitar ou sancionar matérias já aprovadas pelo Legislativo .

FACULDADE ESTACIO DO RECIFE-FIR

DIREITO

CIENCIA POLITICA

WEB AULA 1 A 8

ADEILTON BANDEIRA

2 A MANHÃ

RECIFE

ABRIL/2014

...

Baixar como  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »