TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUPER HOMEM DE NIETZSCHE

Por:   •  24/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.123 Palavras (5 Páginas)  •  664 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

CURSO DE FILOSOFIA

O SUPER HOMEM DE NIETZSCHE E A SUPERAÇÃO DO CARATER EUGÊNICO

EVERALDO SEBASTIÃO FERREIRA MARTINS

CAMPO GRANDE

2016


UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

CURSO DE FILOSOFIA

O SUPER HOMEM DE NIETZSCHE E A SUPERAÇÃO DO CARATER EUGÊNICO

Projeto de Pesquisa apresentado como requisito parcial para a obtenção de Licenciatura em Filosofia, pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Centro de Ciências Sociais e Humanas, campus de Campo Grande.        

Orientador: Prof. Dr. Stefan Vasiler Krastanov

CAMPO GRANDE

2016


SUMÁRIO

01 INTRODUÇÃO......................................................................................04

02 OBJETIVOS GERAIS E ESPECIFICOS..............................................06

03 METODOLOGIA...................................................................................07

04 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS...................................................08

1. INTRODUÇÃO

 A  presente pesquisa aborda uma análise sobre o “Homem Superior” contido na obra Assim Falava Zaratustra do filósofo Frederico Nietzsche  que trata da questão sobre tal designação em que o filósofo elege como a possibilidade de haver pelo menos em potência um ser superior em relação aos demais indivíduos. Segundo Nietzsche o super-homem é o modelo ideal, ou melhor, o fim último para o aprimoramento da humanidade e que o homem é apenas a corda sobre um abismo entre e o animal e o super-homem. O homem é a transição e a humanidade uma abstração.

 O problema da tese proposta por Nietzsche é que de certa maneira ela apresenta afirmações que remetem a questões defendidas pela teoria da eugenia (explicar essa teoria).

Estudos recentes dos sobre o filósofo de Nietzsch, fez imergir uma nova perspectiva a respeito da questão do eugenismo nietzschiano. Pós Segunda Guerra Mundial, no calor das emoções resultante das práticas nazistas, resultou numa resposta negativa de comentadores, contrários às interpretações nazistas para reabilitar filosoficamente Nietzsche com escopo de realizar uma tosca tentativa de se criar uma base teórica que justificasse suas práticas. Tal tentativa, passava então a uma necessidade histórica O fim da segunda guerra mundial causou uma ruptura na história das recepções de Nietzsche houve no período de guerra a apropriação do Terceiro Reich das teorias de Nietszch, mas com uma releitura interpretativa como o objetivo de satisfazer aos interesses nazistas que sublinhavam ao contrário a proximidade do filósofo com o eugenismo pós-darwiniano.

   É objetivo desta pesquisa descontruir a conotação eugênica da tese referente ao super-homem de Nietzsche e demonstrar que o homem superior não é legado ou dádiva de apenas alguns mas que todo e qualquer ser humano possui a condição em potência para evoluir; evolução no sentido de superação de si enquanto na condição humana.

A justificativa deste trabalho, é com base nas obras de Nietzsche, traçar uma análise e fazer uma releitura da tese deste trabalho; afastando a ideia do super-homem enquanto sinônimo de eugenia.

Justifica-se tal pesquisa, uma vez que tal assunto sempre foi tratado por alguns de maneira equivocada deturpadando o real sentido do significado eleito por Nietzsche que busca apresentar uma alternativa, uma libertação das amarras da moral estabelecida para que o homem  supere o pathos, evolua em sua existência.

O que podemos afirmar de referencial teórico a respeito da filosofia de Nietzsche, é que o pensador moderno, considerava dentre tantos outros pensamentos, que o homem não é si um produto pronto e acabado, mas sim que o ser humano é o elemento de transição entre o animal e o homem superior (Übermensch).

O homem é corda estendida entre o animal e o Super-homem: uma corda sobre um abismo; perigosa travessia, perigoso caminhar, perigoso olhar para trás, perigoso tremer e parar. O grande do homem é ele ser uma ponte, e não uma meta; o que pode amar o no homem é ele ser uma passagem e um acabamento. (NIETZSCHE, 2002, p. 16,17).

A respeito do conceito de "luta pela existência", Frezzatti cita o fragmento póstumo deNietzsche, intitulado “Anti-Darwin”, com o qual o filósofo alemão constata não o progresso da espécie humana, mas a prosperidade da mediocridade: “Vejo todos os filósofos, vejo a ciência de joelhos ante a realidade de uma luta pela vida ao contrário, tal como ensina a escola de Darwin – ou seja aqueles que comprometem a vida, o valor da vida, [...] O erro da escola de Darwin é, para mim, um verdadeiro problema: como pode ser tão cego que não percebe isso?” ((Nietzsche, fragmento póstumo 14 [123] da primavera de 1888).

Assim, Nietzsche tomando por base o homem europeu de seu tempo, afirma que o niilismo está em seu estágio mais avançado, mas apesar disto, o homem não quer ir mais além de si. O Super-homem vence o niilimo; supera o modelo de homem que segundo o pensador está gasto. Porém, o homem moderno europeu, ainda orgulha de si; exacerba sua vaidade.

Você deve concluir destacando a relevância da sua pesquisa. Destacar tanto a importância do tema, quanto a importância da abordagem que você pretende fazer do tema.

Ao aprofundar a pesquisa percebe-se o grau de injustiça e a perspectiva rasa que alguns elegem o pensamento de Nietzsche com relação ao super-homem, personagem narrado por Zaratrusta como sendo de caráter ou de cunho segregador e eugênico. Tal perspectiva, infelizmente chegou a servir de base para certas ideologias, das quais serão dispensadas por esta pesquisa por serem superadas.

Falar de objeto ou objetivos em relação a qualquer assunto requer conhecimento e coragem principalmente em se tratando de Nietzsche, uma vez que o filósofo trágico, acumula diversas polémicas em sua biografia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (133.4 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com