TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminário sobre Ética

Seminário: Seminário sobre Ética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2013  •  Seminário  •  1.682 Palavras (7 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 7

Etapa 1

Passo 2.

1- Qual é papel da ética no cotidiano do profissional de Gestão de segurança empresarial e patrimonial?

O papel da ética no dia a dia do profissional de Gestão de segurança empresarial e patrimonial é fazer com que todos que contratam tais serviços ou preste o serviço transmitam a maior segurança e credibilidade para seus colaboradores sócios, clientes e demais pessoas que forem se relacionar com a empresa.

Para agregar valor a ética desse profissional deverá conter algumas competências que for á líder no mercado em que atua, são elas conhecimento, habilidade e comportamento, necessidades para manter empresa com alto nível de competividade.

2. Identificar o conjunto de conceitos que seu mapa abordará.

2.1 O que é ética?

Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral

É tudo aquilo que o individuo faz que é correto, é respeitar o próximo e cumprir com suas obrigações morais na sociedade e perante o próximo.

2.2 O que é Moral?

Moral é o conjunto de regras adquiridas através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano, e que orientam o comportamento humano dentro de uma sociedade. O termo tem origem no Latim “morales” cujo significado é “relativo aos costumes”.

As regras definidas pela moral regulam o modo de agir das pessoas. Está associada aos valores e convenções estabelecidos coletivamente por cada cultura ou por cada sociedade a partir da consciência individual, que distingue o bem do mal, ou a violência dos atos de paz e harmonia.

Os princípios morais como a honestidade, a bondade, o respeito, a virtude, etc., determinam o sentido moral de cada indivíduo. São valores universais que regem a conduta humana e as relações saudáveis e harmoniosas.

A moral orienta o comportamento do homem diante das normas instituídas pela sociedade ou por determinado grupo social. Diferencia-se da ética no sentido de que esta tende a julgar o comportamento moral de cada indivíduo no seu meio. No entanto, ambas buscam o bem-estar social.

2.3 O que é pratica moral na sociedade?

Pratica moral na sociedade é tudo aquilo que o individuo cumpre faz que se considere correto, é quando cumprimos com nossa obrigação com o voto, quando prestamos algum serviço voluntário, quando ajudamos o próximo, respeitamos todas as leis propostas. Essa pratica precisa ser feita sempre, pois temos que respeitar o espaço de ambos, pois vivemos em uma sociedade que bons modos e respeito é algo bem difícil de se encontrar, onde o ser humano não respeita a opinião e crenças do próximo, assim não respeitando as crenças e religião.

2.4 Quais as diferenças e semelhanças entre ética e moral?

Ética:

Tem como principio a opinião da sociedade ela é conjunto de normas que se seguidas mostram o caráter do indivíduo.

Moral:

Depende do outro ser para existir porem de uma forma diferente onde o individuo não se preocupa com que a outra pessoa quer, mas com suas próprias vontades.

Passo 3.

Definir quais serão os pares de conceitos que irão estabelecer as relações no mapa estrutural, decidir qual será a frase de ligação para cada par de conceitos escolhidos.

Os conceitos que foram definidos para compor o mapa estrutural são os seguintes: Ética/Racionalidade/Empresa.

Etapa 2

Passo 2

a. Como são definidos os valores dentro de uma organização?

Os valores definidos dentro da organização vêm definidos desde a missão e visão da empresa, ele e definido de acordo com normas de ética e pensado no bem estar de todos. É exposto ao colaborador assim que entra na instituição.

b. Conceito filosófico de razão?

Razão é a capacidade da mente humana que permite chegar a conclusões a partir de suposições ou premissas. Razão é um forte argumento incontestável. É a própria lógica. É o fato em sí.

c. A racionalidade ética?

Racionalidade de ética quer dizer na forma de como se quer colocar sua vontade, isso seria o que todos deveriam brigar para vivenciar em seu cotidiano, e não ficar preso as convicções que destoem a razão.

d. Qual o conceito de ética nas organizações?

O conceito da ética nas organizações consiste no processo de inserção a empresa deve estar presente de forma transparente e buscando sempre contribuir para o desenvolvimento, comunitário e a responsabilidade social e cidadã.

e. Quais os benefícios que uma empresa obtém por meio da ética nos negócios?

Embora para muitos falar de ética no contexto dos negócios possa parecer um pouco despropositado, a verdade é que as empresas que seguem este princípio acabam por sair a ganhar em relação a muitos dos seus concorrentes diretos.

A gestão de uma empresa requer consideração adequada de uma série de questões fora do âmbito da obtenção de lucro, sendo que a ética é certamente uma das mais importantes. Conforme um negócio vai crescendo e tornando-se cada vez mais importante, o impacto que irá ter na vida de outras pessoas também aumenta, quer seja na oferta de postos de trabalho, criação de riqueza ou até como forma de inspiração para outros que pretendam iniciar a sua própria empresa.

Empresas que seguem algumas “regras” de ética têm melhores hipóteses de sobreviver em longo prazo no competitivo mundo empresarial, quando comparadas com outras cujo único objectivo é a obtenção desmedida de lucros.

• Maximização do lucro

Estudos comprovam que empresas que tendem a seguir princípios de ética empresarial conseguem atingir maiores lucros que outras que não os aplicam.

Uma das principais razões para este sucesso é que os clientes destas empresas acabam por ser mais leais e mostrarem maior satisfação em relação aos produtos e serviços produzidos e difundidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com