TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociocutural

Ensaio: Sociocutural. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  Ensaio  •  1.782 Palavras (8 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Estudos Socioculturais

Curso: FILOSOFIA

Professor: JAIR LEONIR CASAGRANDE

Nome do estudante: ALISSON VIEIRA DA SILVA

Data: 14/08/14

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1- Leia a reportagem sobre trabalho escravo “Roupas da Zara são fabricadas com mão de obra escrava”, publicada em 16/08/2011 e disponível em: <http://www.reporterbrasil.org.br/exibe.php?id=1925>.

Em seguida, pesquise outras reportagens que mostrem a realidade do trabalho escravo, e desenvolva um texto de no mínimo 20 linhas apontando como podemos interpretar tal realidade utilizando o referencial teórico de Karl Marx. (3,0 pontos)

RESPOSTA:

Após leitura da reportagem do trabalho escravo na fabricação dos produtos da Zara bem como do trabalho escravo na indústria do agronegócio do Nordeste Brasileiro e nos produtos estrangeiros que entram no Brasil. Observamos que tal realidade não só no Brasil , mas no mundo entra em choque com as ideias de Marx que via na sociedade as forças produtivas como resultado da energia prática dos homens determinada pelas condições em eles se encontravam nessa sociedade.

Para Marx o homem enquanto trabalhador era força de trabalho , ou seja, a energia despendida no processo de trabalho, por meio do qual se chega ao produto e consequentemente através esse trabalho atribui ao produto um valor determinado.Nessa concepção a força de trabalho deveria ser retribuída com um salário que garantisse os meios necessários para a subsistência,desenvolvimento , manutenção e perpetuação da força de trabalho , sendo assim percebemos que no trabalho escravo existe uma clara exploração da força de trabalho e uma ofensa aos princípios estabelecidos por Marx na medida que não existem uma retribuição ao trabalho desenvolvido.

A fiscalização trabalhista tem constatado que brasileiros e estrangeiros , inclusive menores de idade,são submetidos a condições degradantes, humilhantes e muitas vezes animalescas e que não há a retribuição justa a força de trabalho aplicada na produção do produto fabricado ou do serviço oferecido pelo detentores dos meios de produção.

Veja que na reportagem diz que o produto da Zara tem uma boa qualidade , mas às custas de trabalho escravo, ou seja, dentro dessa forma de acumulação de riqueza , existe o que Marx chamava de apropriação da força produtiva ou pelo não pagamento do valor produtivo da força de trabalho, ou pelo pagamento parcial , o que ele chamava de mais-valia.

Na visão de Marx o trabalho atribui um valor ao produto e tal valor deve ser repassado para o trabalhador na forma de salário e a retenção deste representa uma exploração. O Trabalho escravo é o grau máximo dessa exploração com a retenção do valor não só do produto como também dos meios necessários para a subsistência, desenvolvimento, manutenção e perpetuação da força de trabalho. Seja na ausência de equipamento de proteção individual e coletivo, na exposição a produtos perigosos e condições insalubres, pagamento de salários inferiores ao mínimo estabelecidos por normas legais, carga horária excessiva e contrarias as normas trabalhistas, retenção do salário através de descontos no fornecimento de alimentação, transporte , fardamento e equipamentos de segurança, falta de higiene etc. essa forma de tratar os trabalhadores fere a visão de Marx quanto a proporcionalidade na aplicação da força de trabalho e a justa retribuição por meio dos meios de produção ao não reconhecer o valor atribuído pelo trabalhado na fabricação ou no fornecimento do produto.

Para Marx a força de trabalho é a única mercadoria que pode produzir valor e quando parte desse valor é apropriada em forma de trabalho excedente , caracterizando trabalho não pago e consequentemente uma exploração por parte dos detentores dos meios de produção gerando riqueza em função da exploração da energia desprendida pelo trabalhador, consequentemente acumulando riqueza com o trabalho escravo.

2- Leia, atentamente, os seguintes artigos selecionados da Declaração Universal dos Direitos Humanos promulgada pela ONU em 1948.

Artigo XI. Todo homem acusado de um ato delituoso tem o direito de ser presumido inocente até que sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei, em julgamento público, no qual lhe tenham sido asseguradas todas as garantias necessárias a sua defesa. Ninguém poderá ser culpado por qualquer ação ou omissão que, no momento, não se constituam delito perante o direito nacional ou internacional. Também não será imposta pena mais forte do que aquela que, no momento da prática, era aplicável ao ato delituoso.

Artigo XIV. Todo homem, vítima de perseguição, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países. Este direito não pode ser invocado em caso de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum ou por atos contrários aos objetivos e princípios das Nações Unidas.

Artigo XXIX. Todo homem tem deveres para com a comunidade, na qual o livre e pleno desenvolvimento de sua personalidade é possível. No exercício de seus direitos e liberdades, todo homem estará sujeito apenas às limitações determinadas pela lei, exclusivamente com o fim de assegurar o devido reconhecimento a respeito dos direitos e liberdades de outrem e de satisfazer às justas exigências da moral, da ordem pública e do bem-estar de uma sociedade democrática.

Agora, considere o seguinte episódio que mobilizou a opinião pública nos anos 2011 e 2012:

Julien Assange, fundador do WikiLeaks, tenta evitar sua extradição da Inglaterra para a Suécia, onde é acusado de crimes sexuais, os quais ele nega

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com