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Sociocutural

Por:   •  22/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.380 Palavras (6 Páginas)  •  253 Visualizações

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A necessidade de enfocar aspectos socioculturais

nas investigações em psicologia tem sido destacada por

diferentes autores, em diferentes épocas, e a abordagem

sociocultural representa uma fonte conceitual que

parece proveitosa neste sentido. Como o próprio nome

indica, ela não constitui exatamente um sistema teórico

em psicologia, mas resulta da contribuição de

diferentes autores, conceitos e modelos. Este artigo tem

como objetivo discutir algumas idéias centrais da

abordagem sociocultural, mudanças pelas quais ela

passou nas últimas décadas, algumas de suas vertentes

e autores.

Cabe discutir inicialmente a própria terminologia.

Autores como Wertsch (1995) e Wertsch, Del Rio e

Alvarez (1998) utilizam especificamente o termo

sociocultural. Outros, entretanto, como Shweder

(1995) e Cole (1995; 1998), têm discutido e se

referido a uma psicologia da cultura. Cole (1998)

sugere, ainda, que se empregue o termo psicologia

sócio-histórico-cultural para se referir a este esforço,

porque considera de fundamental importância a visão

de transformação histórica trazida por Vygotsky.

Wertsch, Del Rio e Alvarez (1998), embora

concordem com Cole em que essa é uma característica

fundamental da contribuição de Vygotsky,

argumentam que o termo sociocultural é mais

adequado quando se trata da perspectiva

contemporânea, que se apropriou das idéiasautor. Essa é a perspectiva assumida neste trabalho,

que, por essa razão, adota a terminologia sociocultural

em seu título.

Esta abordagem está centrada no estudo do

desenvolvimento humano enquanto um processo que se

dá nas interações sociais e foi bastante influenciada

pelas contribuições de L. S. Vygotsky (1896-1934).

Esse autor propõe uma visão do desenvolvimento

humano que destaca o seu caráter inseparável das

atividades sociais e culturais.

Algumas idéias centrais caracterizam a abordagem

sociocultural, destacando-se que tais idéias estão

presentes, em sua origem, nas formulações teóricas de

L. S. Vygotsky (1987, 1991). Segundo Rogoff e

Chavajay (1995), podem-se citar alguns princípios

desta abordagem, tais como: a escolha da atividade

como unidade de análise, o conceito de mediação, a

consideração de diferentes planos de análise, a

pluralidade metodológica e a noção de que a própria

atividade de pesquisa é uma construção social.

A escolha da atividade como unidade de análise

dos processos psicológicos se justifica na medida em

que o conceito de atividade focaliza as pessoas e o

ambiente no qual elas estão inseridas (Rogoff &

Chavajay, 1995; Rogoff & Morelli, 1989); ou seja, a

atividade que os sujeitos realizam no mundo tem

significado em um determinado contexto social e

cultural. Como assinala Oliveira (1993), a ação

humana quando, não incluída em um sistema cultural

de atividade, fica destituída de significado. A atividade

humana, nesta abordagem, é entendida como dotada de

um sistema de significação que é permanentemente

construído e transformado pelo próprio grupo cultural.

Nas palavras de Vygotsky (1991): “A internalização

das atividades socialmente enraizadas e historicamente

desenvolvidas constitui o aspecto característico da

psicologia humana” (p. 65).

Como a própria citação anterior - que trata do

conceito de internalização - indica, vinculada à escolha

da unidade de análise está a questão da origem social

dos processos mentais. A atividade psicológica interna

do indivíduo tem sua origem na atividade externa, nas

trocas com os outros membros do grupo social, trocas

que se inserem em um determinado contexto cultural.

Neste ponto cabe mencionar a análise de Rogoff e

Morelli (1989) sobre a ênfase de Vygotsky nos níveis

de análise institucional e interpessoal do contexto

social. O nível institucional de análise seria o da

história cultural do grupo, que organiza os instrumentos

e as práticas nas quais se insere a atividade. O nível

interpessoal de análise seria o do contexto de interação

social da criança com os membros do seu grupo,

levando em conta os instrumentos e as práticas

construídos pelo próprio grupo.

Outro princípio geral adotado pela perspectiva

sociocultural é o conceito de mediação, que é

introduzido na psicologia por Vygotsky (1987, 1991) e

recebe um papel importante em sua abordagem teórica.

Esse autor destaca a natureza mediada da atividade

humana e discute o uso de diferentes mediadores nesta

atividade, por exemplo: os instrumentos materiais e os

sistemas de signos.

A abordagem sociocultural enfatiza que a

atividade humana é mediada e nela tem sido

investigado o desenvolvimento humano dentro das

práticas culturais dos grupos, que supõem o uso de

diferentes formas de mediação. A partir desta

orientação, entende-se que os mediadores -

instrumentos, signos, práticas culturais - são carregados

de significação cultural. Importante ainda ressaltar que

os mediadores são ao mesmo tempo utilizados,

construídos e transformados pelo grupo cultural. Nas

palavras de Vygotsky (1991): “a alteração provocada

pelo homem sobre a natureza altera a própria natureza

do homem” (p. 62).

Segundo Rogoff e Chavajay (1995), outro aspecto

enfatizado pela abordagem sociocultural é o de que a

investigação do desenvolvimento humano deve

considerar a inter-relação entre as dimensões

individual, social e cultural. O desenvolvimento é

pensado como incluindo necessariamente diferentes

...

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