TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Socretes E Platão

Monografias: Socretes E Platão. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 3

Sócrates crítico e indagador

Sócrates utilizava a maiêutica como característica principal de seus discursos e principaisideias. Isto é, ele procurava induzir alguém a utilizar o seu próprio raciocínio para buscar oconhecimento e a solução de suas dúvidas e problemas. Com isto, muitas pessoas entravam em contradição e reconheciam que tinham o seu conhecimento muito limitado, uma vez que diante destes fatos, Sócrates era visto como um grande sábio.

Uma das principais ideias de Sócrates era de que a virtude de um ser humano não podia ser ensinada. E acreditava também, que a alma era imortal e de que teria recebido também em certo momento de sua vida uma missão do deus Apolo, onde desenvolveu o logo apolíneo “conhece-te a ti mesmo”.

Principais ideias de Sócrates sobre ética

O filósofo tinha como seu grande interesse tudo que dizia respeito às questões morais e dos seus efeitos sobre a vida das pessoas, isto é, aquilo que era bom, justo e corajoso. Ele achava que tinha como dever colocar em exposição a ignorância dos outros quanto à verdadeira natureza dessas virtudes. Com isso, deixou à mostra e ficou conhecido como sendo alguém que constrangia os “doutores” da época, pondo em xeque o que havia em seus pensamentos, de imorais.

Uma de suas principais ideias era a ideia de que ninguém fazia o mal voluntariamente, mas sim, por ignorância. Defendia também que a sabedoria e a virtude são coisas inseparáveis e que o homem deveria colocá-las em prática, a fim de não praticar o mal involuntariamente, uma vez que estivesse consciente de seus próprios atos e consequências dos mesmos.

Estratégia e objetivo das ideias de Sócrates

Sua estratégia na abordagem junto aos seus interlocutores era fazer perguntas como: “o que é a coragem?” ou “o que é o amor?” e nas respostas, revia-as para verificar as suas limitações.

Sócrates não procurava encontrar nessas respostas apenas definições já existentes, como em dicionários, mas o que existia na essência desses conceitos, isto é, se a resposta fosse para a coragem, quais atos de coragem podem representa-la e o que faz os seres corajosos.

Sua intenção principal era fazer as pessoas conhecerem e reconhecerem seus desconhecimentos. Defendia também, que a verdade só pode ser vista com os olhos da razão, uma vez que disse a famosa frase “Só sei que nada sei!”. Somente assim, segundo as ideias de Sócrates é que poderia alcançar um conhecimento amplo principalmente da alma do ser humano e do seu papel no mundo.

Conclusão das ideias de Sócrates

Nas interlocuções, Sócrates verificou a dificuldade em descobrir o fundo de muitos conceitos, onde a grande ignorância em que todos viviam diante do que realmente importava era predominante. Dizia da importância em se ter um espírito crítico, bem como, se reconhecendo com a própria ignorância, seria o primeiro e decisivo passo para o conhecimento.

Pensava na ética como aquela de que, com a prática da integridade moral, já tinha na mesma a própria recompensa. Dizia também que aquele que fazia o mal, prejudicava muito mais a si mesmo do que a quem o mal é feito. Defendia as ideias de que a pureza da alma é a verdadeira boa forma de vida.

Sócrates

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com