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Por:   •  14/11/2013  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  442 Visualizações

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Plano de Aula: Liberalismo contemporâneo e teorias da democracia: Rawls e Habermas (Parte1)

FILOSOFIA GERAL E JURÍDICA

Título

Liberalismo contemporâneo e teorias da democracia: Rawls e Habermas (Parte1)

Número de Aulas por Semana

Número de Semana de Aula

11

Tema

Liberalismo contemporâneo e teorias da democracia: Rawls e Habermas (Parte1)

Objetivos

Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:

• Compreender as caraterísticas centrais de uma ética do discurso;

• Identificar a importância da linguagem para o consenso

• O conceito de racionalidade comunicativa.

Estrutura do Conteúdo

Unidade 3 – Filosofia do Direito

3.2. Liberalismo contemporâneo e teorias da democracia: Rawls e Habermas (Parte1).

Pontos da Aula:

• A Ética do Discurso:

• O agir comunicativo e o consenso;

• Razão comunicativa.

Aplicação Prática Teórica

O aluno deverá consultar seu material didático a fim de responder ao seguinte caso concreto:

Caso 1 – Autonomia pública: a solidariedade e o bem comum

O assunto de que trata a notícia abaixo é considerado um dos mais polêmicos da contemporaneidade. Independentemente da sua controvérsia específica outra questão por ele suscitada é sobre a possibilidade de que alguns direitos venha a ter reconhecida sua universalidade ou, ao contrário, se a definição de direitos, mesmo aqueles considerados humanos, devam ter sua fundamentalidade aferida a partir das especificidades culturais de cada sociedade. Leia o texto disponível em http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mundo/ft1604200704.htm, e responda as questões formuladas.

Direitos humanos dividem islâmicos

Em conferência de intelectuais, universalidade do conceito provoca cisão; para alguns, defesa do tema encobre intervenção ocidental . Pensadores questionam uso de critérios díspares sobre o que é respeitar direitos; relativização do conceito não é encampada por todos . UIRÁ MACHADO ENVIADO ESPECIAL A AMÃ

A ideia de universalidade dos direitos humanos é a premissa da 15ª Conferência da Academia da Latinidade, que está sendo realizada em Amã (Jordânia) entre os dias 14 e 17 deste mês. A proposta era debater, a partir dessa noção universal, as possibilidades de diálogo entre o Ocidente e o islã. Porém é a premissa do evento que acabou sendo debatida. Os 31 intelectuais reunidos ainda não chegaram a um consenso -nem parece que chegarão. As divergências são complexas. Vão da existência de valores universais à manipulação desses valores para fins de colonização, passando

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